Sobremesa saudável: quais alimentos podem dar aquele gostinho doce depois das refeições e ainda ajudar na digestão?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sobremesa saudável: quais alimentos podem dar aquele gostinho doce depois das refeições e ainda ajudar na digestão?

A digestão é um processo essencial do corpo e que já se inicia durante a refeição quando estamos mastigando. Isso acontece a partir de enzimas presentes na saliva que ajudam no processo de quebra dos carboidratos. Por isso é fundamental mastigar várias vezes o alimento antes de engolir. “Este movimento envia sinais para o cérebro aumentar a produção de ácidos no estômago que são responsáveis pela digestão de alimentos que ainda estão intactos”, explica a nutricionista Patricia Rodrigues. Além disso, o alimento ingerido, incluindo as sobremesas, também tem papel decisivo para uma boa digestão. Quais são esses alimentos?

Sobremesas que contribuem para a digestão

Após a refeição, quem não sente a vontade de um docinho? É quase inevitável. Entretanto, é preciso conciliar um alimento de baixo teor calórico e que atuaria também na digestão. A profissional dá a dica: “O ideal é consumir abacaxi com canela. O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima capaz de quebrar proteínas e gorduras, facilitando sua digestão. Já a canela tem um poder interessante de ser termogênico (aumentar o metabolismo) e diminuir a carga glicêmica da fruta”, explica.

Outro alimento que pode entrar como sobremesa favorecendo o processo de digestão é uma fatia de mamão. “Nele encontramos boas quantidades de papaína, uma enzima que também atua na quebra de proteínas. Para indivíduos que estão em controle de peso ou diabéticos minha dica é acrescentar semente de chia por cima para diminuir a absorção dos carboidratos”.

É preciso ter cuidado com as sobremesas

Não é só porque são frutas e mais saudáveis comparados a outros alimentos que podem ser consumidos à vontade. “As frutas, doces e sobremesas devem ser consumidos com moderação porque são fontes de frutose (um açúcar natural da fruta). No geral, podemos consumir uma porção de fruta como sobremesa diariamente”, indica. Patricia ainda reforça que o ideal são frutas de baixo índice glicêmico: “Frutas vermelhas (morangos orgânicos, amora, framboesa), kiwi, pedaços de coco seco. Se optar por outras frutas, lembre-se de adicionar fibras na porção.”

Os riscos de uma má digestão

Quando estamos estressados, comemos rápido demais ou ingerimos líquidos durante as refeições, estamos favorecendo um processo de má digestão que pode trazer sintomas nada agradáveis. “Queimação, azia, distensão abdominal (barriga fica inchada), diarreia ou constipação (intestino preso), sensação de empachamento após comer, mau hálito, restos de comida nas fezes e língua branca”, conta. Alguns alimentos podem agravar este quadro e devem ser evitados, como lista a profissional: “Principalmente o consumo abusivo de café, chás, chocolate, gorduras, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água com gás, leite e derivados”, finaliza.

Patricia Rodrigues é graduada em gastronomia & culinária e nutrição e pós-graduada em nutrição clínica. CRN4: 11101136

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sobremesa saudável: quais alimentos podem dar aquele gostinho doce depois das refeições e ainda ajudar na digestão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.