Segurar os gases por longos períodos pode fazer mal à saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Segurar os gases por longos períodos pode fazer mal à saúde?

Um ambiente fechado e cheio de gente pode ser tornar um verdadeiro pesadelo para que está segurando gases. O ideal nessas situações é procurar um banheiro ou um lugar mais vazio e arejado para eliminá-los. O motivo é simples: além do mau cheiro que pode ser provocado e do constrangimento, segurar os gases por muito tempo pode fazer mal para o organismo.

Segurar gases pode inchar o estômago e causar dor


“Quando o ar fica preso nas curvas do intestino, você pode sentir cólicas ou dores em pontadas. Esta dor é comum no meio e na parte superior da barriga de cada lado”, afirma a gastroenterologista Amanda Buchmann. Em alguns casos, entretanto, a pontada aparece no tórax e pode até ser confundida com um infarto do miocárdio.

Mas, os gases podem ficar presos sem que haja interferência do paciente. “Condições que prejudicam o sistema digestivo, como o uso de antibióticos e outros medicamentos  e obstrução intestinal, podem produzir maior quantidade de gases ou retê-los, gerando o ‘inchaço'”, explica a especialista. Esse inchaço é conhecido como distensão abdominal.

Massagens na barriga podem ajudar a eliminar os gases


Existem duas medidas simples e que podem ajudar a eliminar os gases: fazer massagens circulares na barriga e ajoelhar no chão abraçando as pernas e pressionando o estômago. Como os gases são formados principalmente a partir da alimentação, por meio da digestão feita por bactérias no intestino, evitar o consumo de alguns alimentos pode diminuir a flatulência.

“Os gases intestinais, ou flatos, são formados pela ingestão de certos alimentos, como feijão, brócolis, frutas, trigo, batatas, milho e macarrão”, diz Amanda. O consumo de lactose, de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, e de produtos que causam alergias também deve ser evitado porque pode aumentar a produção de gases.

Dra. Amanda Buchmann é gastroenterologista do Setor de Gastro-Hepatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52918555

Foto: Shutterstock

TAGS
gases
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Segurar os gases por longos períodos pode fazer mal à saúde?"

Rodrigo Souza

Doutora, Bom Dia!Tenho dormido muito mal e acordado todos os dias as 05:00 com mal estar e depois de uma,duas horas minha pressão arterial da um pico e aceleração de batimento cardíaco pois tomo o remédio da pressão aí volta o normal já fiz mapa,Holter, teste ergométrico e ecocardiograma não deu nada, ontem fiz ultrassonografia do abdômen e fiz Ecoodoper das artérias renais e graças a Deus rins também deu nada é na hora do exame a técnica que aplicou me falou que estou com muito gases e realmente sinto a barriga roncar alto as vezes, vou ao banheiro pela madrugada as vezes quando acordo assim faço número 2 aí melhoro, sinto dores abaixo do peito em vez enquanto será que essa situação de gases está influenciando no aumento de pressão arterial e aceleração de batimentos cardíacos que só acontece esse na parte da manhã entre cinco e oito horas acordo e no durmo mais.Obrigada e fico no guardo de resposta…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rodrigo, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Dhiego

Olá doutora boa noite, então a algum tempo atrás segurei meus gases e comecei a sentir que as pessoas em minha volta ficavam mexendo no nariz, etc. Ai percebi que de mim saia um forte cheiro de fezes não sei como parar isso queria pedir a sua ajuda para resolver e parar esse mal cheiro.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dhiego, marque uma consulta com o gastroenterologista, assim ele poderá investigar o que está ocasionando este sintoma. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.