Saúde capilar: Uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ajudar?

  • +A
  • -A

Os cabelos costumam dizer muito sobre alguém: o corte, a cor e o comprimento são formas de expressão de estilo, moda e de identidade. Por isso, fios não saudáveis podem afetar a autoestima de muitas pessoas e, além dos fatores estéticos, também podem indicar que a saúde do corpo está comprometida. Nesses casos, será que uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ajudar a saúde capilar? Descubra!

Segundo a dermatologista Marcela Benez, é muito importante para a saúde capilar manter uma alimentação balanceada, rica em minerais e proteínas, mas principalmente em alimentos antioxidantes, como algumas vitaminas. “Os antioxidantes agem diminuindo os radicais livres que causam o envelhecimento do corpo como um todo, inclusive do cabelo, resultando em cabelos brancos”, explica a especialista.

Alimentos ricos em vitaminas contribuem para a saúde capilar

 

As vitaminas do complexo B estão entre os nutrientes responsáveis pelo crescimento saudável dos cabelos. Elas melhoram a resistência das fibras capilares e evitam que os fios se quebrem com facilidade. Suas funções antioxidantes também colaboram para combater quadros de caspa e de inflamação no couro cabeludo. Já a vitamina D é importante para evitar a queda dos fios e para manter o sistema imunológico mais forte.

A vitamina D é obtida na sua maior parte pela exposição ao sol, mas também está presente em alimentos como ovos, leites e peixes. Já as vitaminas do complexo B podem ser consumidas em alimentos como grãos integrais, feijões, soja, lentilha e grão-de-bico e produtos de origem animal, como gema de ovo, queijos e carnes. 

Agressões de produtos químicos prejudicam a saúde dos fios


Dra. Marcela ainda afirma que para garantir que os cabelos se mantenham saudáveis
é fundamental evitar as agressões de agentes externos. “Além de uma boa alimentação, diminuir agressões aos fios causadas pelo sol, vento, calor em excesso e escovas progressivas é outra forma de garantir uma boa saúde capilar. Usar shampoos, condicionadores e máscaras que mantêm a qualidade do fio também ajudam”, recomenda a médica. 

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Saúde capilar: Uma dieta rica em alimentos antioxidantes pode ajudar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.