Fora o sal, existem alimentos que podem elevar a pressão arterial?

  • +A
  • -A

Os cuidados com a alimentação são medidas conhecidas pelos pacientes com hipertensão para o tratamento da doença. O consumo exagerado de sal de cozinha, por exemplo, pode elevar a pressão arterial, além de estar relacionado ao maior risco de desenvolver outras doenças cardiovasculares e renais, segundo o Ministério da Saúde. Mas, o sal não é o único ingrediente que requer atenção. 

Cafeína e pimenta são capazes de elevar a pressão arterial


“Substâncias estimulantes podem elevar a pressão arterial, como pimenta, ginseng,
cafeína, chá verde, chá preto e alcaçuz. Por isso, fórmulas emagrecedoras, ainda que compostas de produtos naturais, devem ser usadas sob supervisão médica”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. 

“Esta semana mesmo recebi uma moça com a pressão elevada. Ela estava usando chás e cápsulas naturais que, somadas, continham uma quantidade de cafeína 10 vezes maior que o recomendado por dia”, conta a especialista. Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade ideal varia entre 300mg e 500mg de cafeína, o que equivale de três a cinco xícaras de café.  

De acordo com a médica, o excesso de cafeína causa insônia, irritabilidade, desidratação, taquicardia e elevação da pressão arterial. Alimentos ricos em gordura, como as frituras, e em sódio, como carnes processadas (presunto, mortadela), temperos prontos e macarrão instantâneo, também são perigosos para quem tem hipertensão. 

O que fazer para manter a hipertensão sob controle?


Para manter a pressão arterial controlada, Dra. Ana Catarina recomenda “consumir alimentos naturais ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, além de grãos integrais, como aveia e linhaça”. Há ainda outras medidas importantes, como dormir bem,
fazer exercícios físicos diariamente e beber de dois a três litros de água por dia. 

 

Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/entenda-o-sus/50160-consumo-excessivo-de-sal-esta-associado-a-hipertensao

http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/33656-excesso-de-cafeina-e-acucar-traz-prejuizos-a-saude

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fora o sal, existem alimentos que podem elevar a pressão arterial?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.