Saiba por que é importante consumir cálcio para envelhecer com ossos saudáveis


  • +A
  • -A

O corpo precisa de alguns nutrientes para se manter saudável e garantir uma boa qualidade de vida, como vitaminas, lipídios, minerais, carboidratos e proteínas. Entre os minerais, o cálcio é um dos mais importantes e deve ser adquirido por meio da alimentação desde a infância.

O cálcio na amamentação

O leite materno é rico em cálcio, além de trazer inúmeros benefícios para os bebês. A amamentação é bastante recomendada até os dois anos de idade, devido à importância do mineral para diversos processos que ocorrem no corpo. “Na infância, estamos no pico de desenvolvimento da massa óssea e o cálcio participa da mineralização de ossos e dentes”, afirma a nutricionista Giovana Morbi.

Crianças com deficiência de cálcio possuem maiores riscos de sofrer fraturas e de desenvolver osteoporose quando mais velhos. E os problemas não param por aí. “Elas apresentam certa diminuição na velocidade do crescimento, além de câimbras, queda de cabelo, insônia e problemas de memória”, explica Giovana.

Cálcio por toda a vida

O consumo de cálcio não deve ser deixado de lado na idade adulta. A partir dos 40 anos, a perda de minerais nos ossos ocorre mais rapidamente. Se a quantidade de cálcio absorvida pelo corpo for abaixo do necessário para fazer a reposição, aumenta-se o risco de ter ossos frágeis e de desenvolver a osteoporose.

Mesmo na terceira idade, o cálcio deve fazer parte diariamente da alimentação. Se consumido em quantidades baixas, um especialista pode recomendar a suplementação por meio de cápsulas. Mas, para o mineral ser absorvido pelos ossos é necessária a ativação da vitamina D por meio da exposição à luz solar.

Dra. Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

TAGS
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Saiba por que é importante consumir cálcio para envelhecer com ossos saudáveis"

Henrique

Na reportagem que muito nos ajuda a entender a importância do cálcio na vida das pessoas, só restou uma dúvida, qual seja, essa dosagem necessária de 1000 mg/dia para os adultos, é equivalente a quantos ml de leite integral?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.