Receitas preparadas com laticínios mantêm as taxas de cálcio dos ingredientes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Receitas preparadas com laticínios mantêm as taxas de cálcio dos ingredientes?

Conhecidos por serem ricos em cálcio, os laticínios são comumente usados no preparo de diversas receitas, como bolos e doces, e misturados a outros elementos, como no caso do leite com chocolate ou café. O que talvez muitos não saibam é que a associação dos laticínios com outros alimentos nas receitas implica, em alguns casos, na perda do nível de cálcio dos ingredientes.

 

Alimentos que reduzem as taxas de cálcio dos laticínios em receitas

 


Quando associamos café ou chocolate (achocolatado) ao leite, por exemplo, normalmente há
redução da absorção de cálcio por conta da ação da cafeína. Entretanto, isso ocorre somente se há o consumo de mais de 300 mg de cafeína ao dia e se a pessoa não ingere os copos de leite necessários diariamente”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Segundo a especialista, o excesso de sal em uma receita também pode comprometer as taxas de cálcio presentes em um laticínio que seja ingrediente da mistura, visto que o sódio reduz a absorção do nutriente. “Além disso, alimentos com ácido oxálico (chocolate, achocolatado, gérmen de trigo, nozes, feijão, ervilha, espinafre, tomate, acelga) aumentam a eliminação de cálcio nas fezes. Uma dieta com excesso de proteína advinda de carnes, aves, ovos e peixes também pode aumentar a eliminação de cálcio, mas pela urina”.

 

Suplementação é sempre opção para manter os níveis diários de cálcio

 


É teoricamente possível obter as doses diárias de cálcio pela alimentação, conforme aponta a nutricionista, mas muitas pessoas não têm o hábito de consumir aproximadamente quatro copos de leite por dia ou não conseguem, por meio de outros laticínios e alimentos ricos em cálcio, atingir as metas diárias. “Poucos são os que seguem isso corretamente, o que pode levar à deficiência desse mineral. Nesse caso, ou quando o indivíduo já apresenta uma carência que exige reposição urgente,
a suplementação é recomendada”, afirma. 

De maneira geral, o modo de preparo de todo alimento em uma receita carrega riscos de perda das taxas dos nutrientes presentes. Mesmo alimentos que não são laticínios, como o brócolis, por exemplo, que também é rico em cálcio, devem ser preparados com cuidado para que não haja perda significativa do mineral. “Se cozido no vapor, o brócolis perde 5% do cálcio. Quando cozido na panela destampada com água, a perda sobe para 50%”, conclui Adriana.

 

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cafe
calcio
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Receitas preparadas com laticínios mantêm as taxas de cálcio dos ingredientes?"

CARMEN LUCIA CARLOS

gostei muito das dicas como tratar a esteoporoso

Cuidados Pela Vida

Oi Carmen, ficamos felizes que você tenha gostado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.