Quem tem colesterol alto pode comer ovos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quem tem colesterol alto pode comer ovos?

O colesterol, dividido entre o “bom” HDL e o prejudicial LDL, é uma gordura presente em diversos alimentos de origem animal, como a carne. O aumento exagerado de LDL na corrente sanguínea coloca a saúde do corpo em risco, aumentando as chances de infartos e AVCs. O ovo também é um alimento rico em colesterol, que muitas vezes é considerado um grande vilão na dieta de quem está com as taxas de LDL elevadas. Afinal, quem tem colesterol alto pode comer ovos?

 

Comer muito ovo pode elevar o colesterol

 


Alguns cuidados com a alimentação podem ajudar a levar os índices de colesterol para um patamar adequado. Um deles é a diminuição do consumo de ovos. “Todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, são ricos em colesterol. Os ovos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação”, aconselha a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

De acordo com a especialista, é importante também reduzir o consumo de café, guaraná e refrigerantes, especialmente do tipo cola. Essas bebidas têm grandes quantidades de substâncias que contribuem para o aumento da pressão arterial, ou seja, uma combinação perigosa quando combinada com o colesterol alto.

 

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar o colesterol

 


Quem tem problemas com colesterol ou quer se prevenir pode dar preferência aos alimentos com fibras. “Aumentar o consumo de fibras é fundamental para reduzir o colesterol ruim do sangue. Essa substância está presente em frutas, vegetais, legumes e alimentos integrais”, afirma a médica. Praticar atividades físicas regularmente também é uma excelente medida para impedir o aumento do colesterol, além de produzir benefícios para o corpo em outros aspectos.

Os peixes, ricos em ômega 3, assim como aveia, soja, noz, castanha, vinho e óleos extraídos de vegetais, também ajudam a controlar o índice de colesterol, desde que consumidos com moderação. O consumo de fitoesteróis, seja na alimentação ou por meio de suplementos, também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

 

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
colesterol

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Quem tem colesterol alto pode comer ovos?"

Francinete Mendes

Olá Boa noite eu tenho colesterol alto quantos ovos posso comer ao dia

Maria Ângela

Gosto muito de ouvir os conselhos.Para mim é como uma consulta,obrigada,.

Carlos Roseno

Quais alimentos devo consumir pra controlar o colesterol ruim…?

Cuidados Pela Vida

Olá Carlos, como afirma a nutricionista Dra. Amanda Koenigkam, é interessante ter o controle do uso excessivo do sal e do açúcar, optar pela ingestão de gorduras insaturadas, como o uso do abacate, castanhas em geral, azeite e óleo de coco, consumir fontes ricas de ômega 3 (sardinha, salmão e linhaça), magnésio (sementes, legumes e tofu), fibras, vegetais e frutas. “Todos esses alimentos são fortes aliados na redução do colesterol ruim e na prevenção das doenças do coração”. Caso sofra com o colesterol ruim, é necessário que procure um médico e haja uma mudança de hábitos, que passam por alterações na forma de se alimentar e por outros comportamentos.

Oséias batista sucupira

Oi tenho 29 anos peso 93quilos tenho 1,78 de altura e toda vez q faço exame meu colesterol sempre dar no limite .mesmo assim posso comer ovos e quantos por dia ? Desde jar obrigado

Cuidados Pela Vida

Olá Oséias, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista, que poderá passar a dieta indicada para o seu caso. Abraços.

nedson

tenho 32 anos estou com o colesterol alto e meu triglicéridios esta com 325 e estou com gordura no fígado como devo me alimemtar e como devo fazer uma caminhada

Cuidados Pela Vida

Oi Nedson, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista, que poderá passar a dieta indicada para o seu caso. Abraços.

Carlos

O ovo tem colesterol comendo ovo o mesmo não combate nosso colesterol ?

Cuidados Pela Vida

Oi Carlos, como aconselha a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto: “Todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, são ricos em colesterol. Os ovos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação”. Por isso é indicado que você siga as recomendações de alimentação adequada indicadas pelo seu médico. Abraços.

Paulo Alberto da Silveira Filho

Olá bom dia gostaria de saber se leite condensado ajuda a subir os níveis de colesterol ruim. Sei que o tema principal é o ovo, mas gosto de comer leite condensado no pão diariamente.

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo Alberto, o consumo de leite condensado, assim como bolachas recheadas, chocolates ao leite e alimentos a base de creme de leite não são indicados para quem se encontra com níveis altos de colesterol ruim. Marque uma consulta com o nutricionista, para que ele te auxilie a buscar uma alimentação adequada para o seu caso. Abraços.

Daniel

Os ovos não prejudicam o coração. Eles aumentam somente o bom colesterol HDL e diminuem o LDL. Abaixo um vídeo do Dr. Lair Ribeiro, Médico Cardiologista e Nutrólogo, e um artigo do Dr. Juliano Pimentel, Médico Nutrólogo.https://www.youtube.com/watch?v=N7IT0XHjZPYhttps://drjulianopimentel.com.br/artigos/ovos-aumentam-colesterol-mito-ou-verdade/

ANDREIA

meu colesterol esta muito alto em torno de 300 e nutri passou um dieta de 4 ovos (dois de manha e dois a tarde)por dia esta correto isso?

Sergio Pereira

Que estória é essa? Desde quando comer ovo aumenta o colesterol? papai noel existe? Renas voam? Quem traz os bebês, a cegonha? Lamentável!

Alexandre

Considero lamentável que ainda haja profissionais da saúde que condenam o consumo de ovos. Hoje, qualquer leigo já sabe que o colesterol que faz mal é proveniente do próprio organismo e que o consumo de ovos, desde que não fritos, não faz mal à saúde. Lamentável que Cuidados pela Vida compactue com a ignorância e traga insegurança para seus leitores.

GERLUCE OLIVEIRA

Estou amamentando posso tomar remédio para o colesterol meu BB.tem 1ano e7 meses

Celiene

Olá meu filho tem 6 anos seu peso e 33.500 esta com 144 de colesterol LDLColesterol não HDL e de 157Colesterol HDL e de 72Dosagem serica de colesterol e de 229 o que eu posso esta fazendo para que abaixe esses teor

Cuidados Pela Vida

Oi Celiene, leve-o para um acompanhamento com o médico especialista e siga todas as orientações do tratamento prescrito por ele. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.