AchèAchè
    search
    Título

    Que alimentos contribuem para o aumento dos triglicerídeos no corpo?

    Cardiovascular
    Sintomas

    Por Dra. Bruna Baptistini

    19 de dezembro de 2018

    Os triglicerídeos são gorduras que funcionam como reserva de energia, sendo utilizadas como combustível para o organismo quando necessário. No entanto, o excesso dessa substância no corpo prejudica a saúde, aumentando o risco de hipertensão, obesidade e pancreatite, por exemplo. A alimentação é a principal fonte de triglicerídeos e contribui para o seu aumento.

    Frituras e carnes com gordura são alimentos ricos em triglicerídeos

    De acordo com a cardiologista Bruna Baptistini, os principais alimentos que favorecem o aumento de triglicerídeos na corrente sanguínea são aqueles considerados fontes de carboidratos e gorduras. Muitos alimentos contêm esses nutrientes, até mesmo frutas e legumes, mas em quantidades relativamente baixas.

    “Entre os alimentos estão qualquer tipo de açúcar, doces em geral, pães, massas, biscoitos, bolos, frituras, como pastéis e salgadinhos, manteiga, margarina, banha de porco, bacon, carne com gordura aparente, queijos amarelos, bebidas alcoólicas e refrigerantes”, afirma a médica.

    Consumir peixes é opção de carne com poucos triglicerídeos

    Para prevenir e controlar um quadro de triglicerídeos em excesso, Doutora Bruna recomenda buscar uma alimentação mais saudável, dando preferência a verduras e legumes crus ou cozidos, sem adição de cremes e molhos gordurosos. Já na hora da sobremesa, uma boa dica é trocar doces por frutas e evitar receitas com grandes quantidades de açúcar refinado.

    “Em relação às carnes, prefira as magras e grelhadas, como peixes, carne vermelha sem gordura e aves sem pele, consumindo mais os peixes. Ao ingerir leguminosas, como feijão, soja, ervilha e grão-de-bico, evite a adição de produtos gordurosos e embutidos, como bacon e linguiças”, aconselha a cardiologista. Procure evitar ainda as gorduras saturadas, presentes no leite integral e derivados, como queijos e iogurtes.

    Foto: Shutterstock 

    Newsletter
    Tags
    alimentação
    hipertensão
    obesidade
    pancreatite
    triglicerídeos
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes