As quantidades de cálcio são as mesmas em todos os tipos de laticínios?


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Os cuidados com a alimentação são de extrema importância para a saúde do corpo. Algumas substâncias se destacam por atuarem na formação do organismo e em sua defesa, protegendo contra o desenvolvimento de doenças. O cálcio é uma delas e, segundo a nutricionista Giovana Morbi, ele se destaca quando o assunto é nutrição.

O papel do cálcio no corpo

“Trata-se do mineral em maior quantidade no corpo humano, e que participa não só da mineralização de ossos e dentes, como da regulação do metabolismo em diversos tecidos do corpo humano”, afirma a nutricionista. O consumo de cálcio deve ser incentivado ao longo de toda a vida, mas principalmente na infância, quando ocorre o pico de desenvolvimento da massa óssea.

O cálcio é adquirido por meio da alimentação, principalmente por meio dos laticínios. “O leite e seus derivados merecem destaque pela grande quantidade de cálcio em uma porção menor do alimento. A quantidade de cálcio nos laticínios varia. Os mais ricos são o leite e o iogurte grego”, explica Giovana. Deve-se combinar o consumo desses produtos com o de laticínios com pouca gordura e colesterol, que ajudam na busca por um corpo saudável.

Outras fontes de cálcio

No entanto, não são apenas os laticínios que fornecem cálcio para o corpo humano. Os vegetais de folhas verde-escuras, como o espinafre e o brócolis, além de gergelim, soja, frutas e peixes, como a sardinha, também dispõem de cálcio. Segundo Giovana, nesses alimentos, a quantidade necessária para atingir a recomendação diária é muito maior e o aproveitamento do cálcio pelo organismo é menor.

Mas, para que o cálcio seja utilizado pelo corpo, é importante também garantir o consumo de vitamina D, como explica a profissional: “A vitamina D é essencial nesse sentido, pois o cálcio só é absorvido na presença dela. Sem vitamina D, a chance de desenvolver osteoporose, mesmo consumindo alimentos fontes de cálcio, é grande.” É preciso também dosar essa vitamina com exames de sangue, já que boa parte da população não tem esse nutriente em quantidades adequadas.

Dra. Giovana Morbi é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

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