Qual a quantidade diária de sódio recomendada para um paciente de hipertensão?


  • +A
  • -A

A hipertensão arterial é uma doença crônica que tem a alimentação saudável como uma das principais formas de prevenção e de tratamento. A quantidade de sódio consumida diariamente, por exemplo, deve receber atenção. “O excesso de sódio tem sido considerado um importante fator de risco para a hipertensão, associado a eventos cardiovasculares e renais”, afirma o nutricionista João Henrique Rodrigues.

 

Hipertensos devem consumir até 5 gramas de sal por dia

 


Pessoas hipertensas devem seguir à risca as
recomendações médicas sobre a ingestão de sal. “Para promover a redução da pressão arterial, é recomendado o consumo diário de 2 gramas de sódio (5 gramas de cloreto de sódio) ou conforme a necessidade do indivíduo”, explica o profissional. Porém, como cada pessoa apresenta um grau específico de sensibilidade ao sódio, a quantidade diária deve ser estipulada de acordo com cada caso.

Os valores ideais variam, mas uma coisa é certa: o exagero de sódio, presente no sal de cozinha, faz mal. “O excesso pode aumentar a pressão e afetar os sistemas cardíacos, cerebral e renal. A hipertensão é um fator contribuinte para o infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e renal, acidente vascular encefálico e hemorragia na retina”, alerta Rodrigues.

 

Quais alimentos devem ser evitados por pessoas hipertensas?

 


Não é preciso eliminar de vez o sódio e o sal da alimentação, mas apenas diminuir, já que a substância exerce algumas funções importantes no corpo. De acordo com o nutricionista, é recomendada a restrição de
enlatados, embutidos, molhos e temperos prontos, caldos de carne, produtos em conserva e defumados, refrigerantes e bebidas isotônicas. O excesso de bebidas alcoólicas também deve ser evitado.

Considerando que o aumento do peso está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial, uma alimentação saudável e balanceada pode ajudar a controlar o peso. Alguns alimentos podem promover efeitos positivos na redução da pressão arterial, como chá verde, gorduras insaturadas, fibras, oleaginosas e laticínios com baixo teor de gordura.

 

Dr. João Henrique Rodrigues é nutricionista formado pelo Centro Universitário UNA e atua na Clínica Bruno Vargas em Belo Horizonte (MG). CRN-MG: 15095

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Rodrigues

Dr. João Rodrigues

Reumatologia

CRM: 21008 / PE

TAGS
coracao
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Qual a quantidade diária de sódio recomendada para um paciente de hipertensão?"

Patricia

CHÁ VERDE???QUEM É HIPERTENSO E FAZ USO DE MEDICAMENTOS, PODE?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Patricia, como o nutricionista Dr. João Henrique Rodrigues, alguns alimentos podem promover efeitos positivos na redução da pressão arterial, como chá verde, gorduras insaturadas, fibras, oleaginosas e laticínios com baixo teor de gordura. Lembrando que é importante manter uma dieta balanceada conforme a orientação médica. Abraços.

Dina Helena Lonngren Sampaio

Obrigada por existirem!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dina, ficamos felizes que você tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Neusa

Qual quantida de sal posso ingerir por dia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neusa, os valores ideais variam, mas uma coisa é certa: o exagero de sódio, presente no sal de cozinha, faz mal. Procure um profissional capacitado para que diante de exames seja indicado a quantidade mais apropriada e saudável para você. Abraços.

Josimar Xavier dos Santos

Minha sogra está com uma pressão muito alta e está sobre cuidados médicos, pois só tomemos providencias quando vimos o sangramento pelo nariz.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josimar, a hipertensão está diretamente ligada à alimentação, visto que substâncias específicas presentes em algumas comidas facilitam o desenvolvimento deste quadro que cursa com elevação da pressão arterial. Dentre essas substâncias, destaca-se o sódio, e, por isso, o sal e temperos salgados são desaconselhados. Procurar ajuda profissional é muito importante para o tratamento e controle da doença. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.