Qual o verdadeiro valor das calorias?

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Muita gente corre das calorias, mas é importante entendê-las um pouco melhor. A caloria é uma medida de calor, que mede a energia que o alimento contém ou a energia que gastamos em alguma atividade. Ou seja, é um conceito quantitativo. Cada alimento tem seu valor calórico, assim como temos um valor de ingestão diária recomendado pela Organização Mundial de Saúde (de 2000 a 2500 calorias para manter um peso saudável), e podemos também calcular o valor calórico gasto com determinada atividade, como dormir, caminhar, praticar esportes etc.

É fundamental entender que calorias são essenciais, pois delas vem a energia para realizarmos nossas diversas atividades. Porém, o corpo não se resume a um cálculo matemático do tipo: se eu comer X calorias e gastar Y calorias, obtenho um resultado Z. As calorias provêm dos chamados macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e gorduras. No entanto, para que os processos metabólicos, bioquímicos e orgânicos ocorram, são necessários outros alimentos, participantes que não têm calorias, mas desempenham papéis fundamentais, como, por exemplo, as vitaminas e os minerais, classificados como micronutrientes. Compostos bioativos e fibras também têm funções importantíssimas e não fornecem calorias.

Então, além de calorias, precisamos de micronutrientes, fibras e compostos bioativos? Sim! Eles vão proporcionar ao organismo qualidade, vitalidade e processos metabólicos mais bem orquestrados. A falta desses compostos pode ocasionar sintomas, mal-estar e até mesmo doenças.

Um belo exemplo de um alimento calórico que contém diversos benefícios para a saúde é o abacate. Com muita frequência escuto no consultório: “Posso comer qualquer fruta? Até abacate? Mas não é muito calórico?”

O abacate é uma das minhas frutas preferidas, por ter sabor suave e ficar bem em pratos salgados e doces. É rico em gordura monoinsaturada, fitosteróis, fibras, magnésio, potássio, diversas vitaminas do complexo B, vitaminas E, C e K e glutationa – excelente antioxidante. O consumo de abacate tem efeito anti-inflamatório para o organismo, fornecendo proteção cardiovascular e controlando os níveis de colesterol (aumenta o HDL, o “bom” colesterol). Tem importante papel no emagrecimento, pois promove saciedade devido à densidade calórica (lado bom de ser rico em calorias!), alto teor de fibras e de água. A fruta também possui carotenoides, luteína e zeaxantina, que garantem efeito protetor ao envelhecimento cutâneo, elasticidade à pele e reduzem riscos de problemas na cartilagem, inflamação e oxidação, prevenindo o desenvolvimento de osteoartrite, além de oferecer benefícios à saúde ocular, apresentando efeito protetor na degeneração macular e outras patologias.

Toda essa explicação é para mostrar que contar calorias não é tudo e, particularmente do meu ponto de vista, é secundário. Mais importante ainda é saber quantos benefícios o alimento proporciona: nutrientes, fibras e bioativos..

Para quem fica de olho nos rótulos, uma observação: alimentos industrializados podem perder micronutrientes sensíveis aos diversos processamentos, além de serem acrescidos de conservantes, acidulantes, aromatizantes, corantes, estabilizantes, adoçantes, e por aí vai… Todos estes “antes” são produtos químicos, que, ao ingerirmos, atrapalham os processos orgânicos, intoxicam e inflamam o organismo. Exatamente o que a gente não quer.

Então, agora que vimos que, além de calorias, existem muitas outras coisas envolvidas, vamos escolher os alimentos dando preferência aos naturais, menos processados, sem aditivos químicos e orgânicos. Fica a dica!

RECEITAS

Agora mão na massa, ou melhor, no abacate! J

Confira 2 receitas deliciosas e super nutritivas da Dra. Flora:

 

Mousse de abacate com cacau

INGREDIENTES:

– 1 abacate maduro

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

– 3 colheres de sopa de mel

MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e sirva geladinho!

 

Guacamole

INGREDIENTES:

– 1 abacate maduro

– 1 tomate médio maduro

– 1 cebola picada

– ½ xícara de folhas de coentro picado

– 2 colheres (sopa) de azeite

– suco de limão, pimenta tabasco e sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Corte todos os ingredientes picadinhos e misture com cuidado, para o abacate não virar uma pasta. Adicione azeite, suco de limão, sal e pimenta até ficar no ponto que você preferir e sirva com torradinhas ou tortillas de milho.

 

Creme de abacate com água de coco

INGREDIENTES:

– 1 abacate maduro

– água de coco natural

– gotas de limão

– mel

MODO DE PREPARO:

Bata o abacate e a água de coco no liquidificador. Vá adicionando a água de coco aos poucos, até chegar na espessura desejada. Adicione gotas de limão e mel a gosto!

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Flora Azevedo Vieira

Flora Azevedo Vieira

Nutrição

CRM: 4 09100287 / RJ

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E BEM-ESTAR

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