Qual é a diferença entre dieta e reeducação alimentar?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Quem está brigando com a balança, seja para perder ou ganhar peso, possivelmente já se deparou com pelo menos um dos dois termos: dieta ou reeducação alimentar. Apesar de serem lembrados com frequência neste contexto, possuem definições distintas. Qual é a diferença entre os dois? Vamos explicar abaixo com a ajuda da nutricionista Caroline Codonho.

O que é a dieta?

As pessoas que procuram fazer uma dieta geralmente têm um objetivo a alcançar rapidamente, seja ele ganho de massa corporal, redução de peso, controle de colesterol ou até mesmo uma preparação para uma competição esportiva – muito visto com atletas de luta. “A dieta é algo temporário, muitas vezes desequilibrada e sem objetivos a longo prazo”, diz Caroline Codonho.

Entretanto, o que também é visto com frequência são dietas que são divulgadas informalmente e seguidas sem compromisso e acompanhamento profissional, o que acaba sendo um risco à saúde, já que cada organismo tem suas próprias características e responde de uma maneira diferente às mudanças nos hábitos alimentares: “Os riscos vão desde uma desnutrição, passando por danos irreparáveis, como intestinais e até mesmo anemia ou transtornos alimentares”, alerta a nutricionista.

A reeducação alimentar é um caminho para uma vida mais saudável

Uma reeducação alimentar nada mais que é uma mudança de hábito positiva na alimentação, ou seja, uma saída que deve ser almejada por pessoas que buscam uma vida mais saudável na hora das refeições, que passarão a ser balanceadas e nutritivas. Trata-se de uma conscientização para o dia a dia e que pode trazer diversos benefícios: “Saúde plena, bem-estar, disposição, vigor, melhora da pele, cabelo, unhas, funcionamento intestinal, reequilíbrio emocional e principalmente os resultados que serão para a vida toda”, adianta a nutricionista.

O que fazer para emagrecer?

Afinal, qual é a melhor forma de emagrecer? Esta é uma dúvida de vários brasileiros acima do peso. Devemos apostar em uma dieta, na reeducação alimentar os nas duas coisas? A especialista responde: “É preciso procurar auxílio de um profissional habilitado para isso, um nutricionista, e, principalmente, entendendo que o emagrecimento é um processo e que não acontece de um dia para o outro.”

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN4 13100445

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Qual é a diferença entre dieta e reeducação alimentar?"

Eugênia

Dicas de receitas p reeducação alimentar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eugênia, temos em nosso site uma seção que fala sobre alimentação, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao
Abraços.

Patrícia praxedes

Muito boa as matérias sobre a reeducação alimentar, nós obesos precisamos muito saber sobre este assunto isto vai nos ajudar muito mesmo.

Daniela

Ótima explicação. Só peço que corrijam o subtítulo “reeducação militar”, porque pode causar confusão, já que se trata de reeducação alimentar e não militar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniela, obrigada por sinalizar. Abraços.

Ana Ferreira de Araújo

Preciso muito de ajuda para emagrecer,a 5 anos atrás fiz redução de estômago mais depois de dois anos voltei a engordar novamente,hoje earoubcom 78 kilos,tenho 1,58 E não sei maia o que fazer,Por favor me ajudem a ter minha alto estima de volta.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana, faça uma consulta com o endocrinologista, ele poderá te auxiliar neste caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.