Como entender a alergia à proteína do leite de vaca?


  • +A
  • -A

Alergia à proteína do leite de vaca é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca e seus derivados como, queijos e iogurtes, além de todos os alimentos que contêm este leite como ingrediente.

Quais são as causas?

Esta alergia acontece principalmente em crianças com maior probabilidade de desenvolver a doença devido a fatores genéticos, porém também está associada ao desmame precoce do leite materno (quando a criança para de mamar no peito da mãe antes do período recomendado) e introdução precoce do leite de vaca.

Importante: Na maioria das vezes esta alergia é temporária e cerca de 85% das crianças deixam de ser alérgicas entre a idade de 3 e 5 anos.

Sintomas

Os principais sintomas são: dificuldade de engolir, refluxo, enjoo, vômito, dor na barriga, diarreia, intestino preso e sangue nas fezes.

Diagnóstico

O médico poderá fazer uma avaliação pedindo para suspender o uso do leite de vaca e seus derivados, observando se os sintomas irão desaparecer. Depois será preciso reintroduzir estes alimentos, aos poucos, e verificar se os sintomas retornam.

Além disso, exames laboratoriais (de sangue), endoscópicos e/ou testes de alergia na pele podem ser pedidos pelo médico, conforme avaliação do mesmo.

Tratamento

O tratamento mais comum é o de excluir totalmente o leite de vaca e seus derivados da alimentação, além de todos os alimentos que tenham o mesmo em seus ingredientes. Seguem algumas dicas importantes:

-Fique atento, pois o leite de cabra, burra e ovelha apresentam uma proteína muito parecida com a do leite de vaca e por isso, também devem ser evitados;

-Leia o rótulo que fica na embalagem dos produtos industrializados para se certificar de que o alimento não tem leite em seus ingredientes;

-Frios como presunto e mortadela, quando são fatiados na mesma fatiadora que a mussarela, não podem ser consumidos.

Informações: Central Saudável Saber

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como entender a alergia à proteína do leite de vaca?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.