Prevenção da osteoporose: É possível desenvolver a doença mesmo com consumo adequado de cálcio?


  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, por mais que a reposição de cálcio seja muito importante no tratamento da osteoporose, isso não substitui o tratamento medicamentoso da doença. Mesmo que o paciente esteja em dia com o consumo deste importante nutriente, os ossos ainda correm risco de fragilização, levando à osteoporose.  

Consumo de cálcio não impede fraturas


“É possível desenvolver osteoporose mesmo com a ingestão adequada de cálcio, até porque existe a chance de outros fatores prejudicarem a ação do nutriente. Por exemplo, se você não tiver níveis adequados de vitamina D em paralelo, o cálcio ingerido não será absorvido adequadamente”, explica o geriatra Ricardo Komatsu.

Portanto, para prevenir o desenvolvimento da osteoporose, é necessário uma série de cuidados que vão além de apenas suplementar suficientemente o cálcio e até mesmo a vitamina D. Ao chegar na velhice, o indivíduo, mesmo tendo ao longo da vida consumido bastante esses dois nutrientes importantes para a saúde dos ossos, pode sofrer com fraturas em função de quedas. As fraturas podem acelerar o desenvolvimento da osteoporose tanto quanto pioram o quadro quando já estabelecido.  

Formas de prevenção da osteoporose


“A prevenção deve se iniciar na infância, sendo essencial durante a adolescência. Compreende hábitos que assegurem atingir um pico de massa óssea elevado na juventude e sua posterior conservação ao longo da vida. Além da dieta com ingestão adequada de cálcio, vitamina D e proteínas,
atividade física regular e evitar fatores de risco, como tabagismo e abuso de álcool, é essencial”, informa o especialista.

Já na terceira idade, é muito importante evitar a continuidade da perda óssea, as quedas e, em consequência, as fraturas de extremidades. Portanto, seja em casa ou no trabalho, devem ser evitadas as chamadas armadilhas arquitetônicas, facilitadoras de quedas – pisos escorregadios ou desnivelados, iluminação deficiente, falta de apoio adequado (corrimões, travas), entre outras.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Prevenção da osteoporose: É possível desenvolver a doença mesmo com consumo adequado de cálcio?"

Larina Ferreira de Mello

Tenho osteoporose na coluna lombar, mas meu cálcio está acima do normal, a vitamina D Está normal parei com o Cálcio pois estava ficando com muita sede e toda ressecada inclusive os olhos. Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Larina. O tratamento (medicamentoso e não medicamentoso) contribui de forma eficaz para o ganho de massa óssea. Esses ganhos em pacientes com osteoporose podem ser comprovadas pela densitometria óssea. A exposição solar é uma ótima opção para metabolizar ou sintetizar a vitamina D, assim como mudanças na alimentação e, principalmente, prática regular de atividade física. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.