Como uma pessoa com pressão alta pode reduzir o consumo de sal no dia a dia?


  • +A
  • -A

O consumo exagerado de sal está envolvido tanto no desenvolvimento da pressão alta quanto na dificuldade de controlá-la com medicamentos, o que representa um grave risco à saúde por aumentar consideravelmente as chances de infartos e AVCs. Para evitar que esses eventos cardiovasculares aconteçam, é importante reduzir a ingestão de sal no dia a dia.

Alimentos industrializados têm grande quantidade de sal


“Reduzir o consumo de sal para menos de quatro gramas por dia diminui a pressão arterial e pode reduzir em até 30% a ocorrência dessas complicações em que tem hipertensão”, afirma o cardiologista Cassian Rodrigues Belettini. O médico lembra ainda que diabéticos, idosos, negros e pessoas com doenças renais crônicas são ainda mais sensíveis ao exagero de sal nas refeições.  

Segundo o especialista, para não consumir tanto sal, o ideal é buscar uma alimentação mais saudável, já que a maior parte do sódio ingerido está escondido em produtos industrializados. “Recomenda-se que pacientes com diagnóstico de pressão alta reduzam ao máximo o consumo de alimentos industrializados e embutidos, dando preferência a alimentos naturais e frescos“, diz o profissional.

Limão e pimenta são alternativas ao sal para temperar comida


Outra forma de evitar que o sal provoque o
descontrole da hipertensão é não acrescentá-lo à comida e realizar o preparo dos alimentos com a menor quantidade possível de sal. No início, é possível que algumas pessoas se incomodem, mas com o passar das semanas, de acordo com Belettini, o paladar se adapta até não notar mais diferenças significativas.

Uma alternativa ao sal de cozinha são os temperos naturais, como limão, pimenta e orégano, que são excelentes opções para realçar o sabor dos alimentos. Além disso, existem outros tipos de sais com teores menores de sódio e que são melhores para hipertensos. “Entre as opções, destacam-se o sal light, que é um composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, e os salgantes, compostos exclusivamente por cloreto de potássio”, afirma o cardiologista. Ainda assim, o exagero não é recomendado.

Dr. Cassian Rodrigues Belettini é cardiologista, especialista em Ecocardiografia e Medicina Interna e graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). CRM-SC: 19475 – facebook.com/drbelettini

Foto: Shutterstock

TAGS
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como uma pessoa com pressão alta pode reduzir o consumo de sal no dia a dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.