Por que a úlcera dói principalmente quando o estômago está vazio?


  • +A
  • -A

A úlcera gástrica, que atinge estômago, consiste em feridas relevantes nesses órgãos, comprometendo sua integridade e provocando dores importantes. Este sintoma característico do quadro pode ser intensificado por alguns fatores externos, como por meio da ingestão de determinados alimentos e pelo fato do estômago estar vazio. 

Úlcera estomacal e alimentação


“Umas das explicações para a associação entre estômago vazio e
dor provocada pela úlcera é que quando o estômago está vazio a secreção ácida gástrica fica em contato direto com a parede inflamada (úlcera). Isso pode provocar irritação e dor”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Contudo, apenas se manter constantemente comendo algo não significa que o problema está resolvido. É preciso ter cuidado com o que será ingerido, pois algumas comidas e bebidas também podem contribuir para intensificar as dores. Café e outras bebidas com cafeína, álcool, refrigerantes e molhos/temperos fortes são alguns exemplos.  

“Na presença de úlceras ativas, o ideal é uma dieta leve e fracionada, sem alimentos ácidos, sem frituras, além de evitar bebidas alcoólicas e gasosas”, afirma o especialista. Alimentos com fibras também são altamente indicados, assim como carnes magras, leite e derivados, nozes e castanhas.

Tratamento medicamentoso contra o H. pylori


Além da questão alimentar, é muito importante que os pacientes com úlcera estomacal
busquem o tratamento medicamentoso adequado junto a um médico especialista para controlar as dores e demais sintomas. Como o problema muitas vezes se manifesta em função da infecção pelo H. pylori, é necessário buscar um remédio capaz de agir contra esta bactéria.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
parasitoses
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a úlcera dói principalmente quando o estômago está vazio?"

Luciano

Fiz o tratamento de h pylori certinho mas dependendo doque como ou quanto como ainda sinto umas queimacao é preciso fazer exame denovo para saber se eliminou a bactetia totalmente depois de quanto tempo e o exame endoscopia qual prazo para poder fazer denovo é preciso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciano.
Durante o tratamento de H. Pylori, mudanças na alimentação também podem ser indicadas pelo gastroenterologista. Alguns pacientes são orientados a evitar frutas ácidas, como o limão, a laranja e o abacaxi, ingredientes picantes, como a pimenta, além de café, chá preto, bebidas alcoólicas, refrigerantes e frituras, segundo comenta o Dr. Alexandre de Sousa Carlos. Se os sintomas de queimação persistem é importante relatar ao médico e passar por avaliação. Recomendamos esta leitura para mais informações. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/h-pylori-sintomas-podem-ser-confundidos-com-outro-problema

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.