Peixe x frango: Qual das duas carnes é melhor para quem tem colesterol alto?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Adriana Ávila
- +A
- -A
Quem deseja regular o colesterol precisa adotar alguns hábitos, tais como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Quanto às refeições, recomenda-se a preferência por peixe e frango como opções de proteínas, já que, em comparação com as outras carnes, são consideradas mais leves. Mas será que algum deles é melhor para controlar o colesterol elevado?
Principais peixes e preparo do frango
“As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Portanto, os peixes são a opção mais indicada para quem está com colesterol acima do normal. “Se destacam aqueles com gordura ômega 3, como sardinha, namorado, truta, pescada amarela, linguado e salmão”.
Com relação ao frango, a especialista sugere que ele deve ser preparado sem a pele, rica em gorduras, para que, de fato, seja uma opção saudável. “O peito do frango tem a carne mais branca do que a coxa ou sobrecoxa, mas todas essas partes podem ser usadas. Não se deve utilizar a asa, a coxa da asa ou a carcaça. O peru é semelhante ao frango e também deve ser preparado sem a pele”.
Alimentos permitidos e proibidos na dieta de quem tem colesterol alto
Apesar das aves e peixes serem os mais indicados, nada impede que alguém com colesterol elevado coma outros tipos de carne. O importante é controlar a quantidade e a frequência com que são consumidas, além de eliminar toda a gordura visível antes do preparo. “Os cortes da carne bovina mais indicados são: patinho, lagarto, coxão mole ou duro e músculo. Os mais gordos, como costela, contra filé e cupim devem ser evitados”.
A nutricionista também desaconselha outros alimentos, em geral, para quem está com o colesterol elevado: leite e derivados integrais, como queijos gordos e iogurtes integrais; bacon, toucinho e torresmo; linguiças e salsichas; frios em geral; gordura vegetal hidrogenada presente nas “massas podres” (empadinhas, empadão, quiches); pães de massa folhada; sorvetes de massa; creme de leite normal; miúdos e vísceras (fígado, coração, miolo, moela, língua, rim).
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Adriana Ávila
Nutrição
CRM: 2816 / SP
- 3 comentários para "Peixe x frango: Qual das duas carnes é melhor para quem tem colesterol alto?"
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.