Peixe x frango: Qual dessas duas carnes é mais benéfica para quem tem hipertensão?


  • +A
  • -A

É recomendado a todas as pessoas a adoção de rotinas dietas balanceadas, visando uma melhor qualidade de vida. Porém, aqueles que sofrem de doenças como a hipertensão necessitam ser regrados quanto a uma alimentação saudável, caso não queiram sofrer sérios riscos. Dentre as carnes que podem estar no cardápio deste grupo específico, peixe e frango são as mais indicadas.      

Preparo de peixe e frango deve ser realizado sem a pele


Mas entre estas duas “carnes magras”, será que alguma é melhor do que a outra para a saúde dos hipertensos? De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, ambas possuem o mesmo efeito. “As duas carnes são benéficas não apenas para quem tem hipertensão, como para qualquer indivíduo. É importante eliminar a pele do frango antes do preparo, o que seria o ideal. O peito é a parte que tem a carne mais magra (branca), então deve ganhar prioridade.”

Quanto ao peixe, Adriana também sugere que seja preparado sem pele, embora não com a mesma veemência do frango, já que a gordura da pele do peixe é considerada boa. “A pele do peixe contém gordura, embora uma boa gordura, mas se ele for consumido assim acaba ficando com mais calorias do que se preparado sem a pele”, explica.

Frangos e peixes podem ser assados, ensopados, cozidos, desfiados e grelhados

“Peixes com ômega 3 se destacam dos demais, pois contém esse tipo de gordura que também ajuda no controle da pressão arterial. Alguns exemplos são: sardinha, namorado, truta, linguado, pescada amarela, entre outros”, explica a nutricionista. Ela atenta ainda para os peixes enlatados, que contém mais sódio, o que não é indicado para os hipertensos.

Tanto o frango quanto o peixe podem ser assados, ensopados, cozidos e desfiados, não precisando ser apenas grelhados, “sempre com óleo vegetal de soja, milho, girassol ou canola e com o mínimo possível de sal”, salienta. A profissional também aponta o lombo de porco, “que é a parte mais magra do animal”, o coelho, “parecido com o frango e o peru”, e a carne de jacaré, “um misto de frango com peixe que acaba sendo magra também”, como opções para o prato dos hipertensos.   

Dra. Adriana Ávila é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Peixe x frango: Qual dessas duas carnes é mais benéfica para quem tem hipertensão?"

Manoel Procópio

Ótima sugestão, só esqueceram de incluir os nossos peixes do Pantanal, Pacu,pintado e a pereputanga que tem omega 3 também.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Manoel, obrigado por compartilhar conosco essas informações adicionais. Seguindo a mesma linha de raciocínio temos mais uma matéria com informações que podem agregar no seu conhecimento e dicas de uma alimentação saudável para pessoas com hipertensão. Confira no link abaixo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alimentacao/hipertensao-condimento-pressao

Carmeliadonizette Palhares Garcia

Parabéns pela matéria sou hipertensa, vou seguir ess dieta!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, além de uma boa alimentação exercícios físicos são essenciais para o tratamento da hipertensão. De acordo com a cardiologista Dra. Caroline Nagano uma boa opção para o tratamento da pressão alta é combinar a musculação com a prática de outras atividades físicas. A cardiologista recomenda os exercícios aeróbicos, como natação, corrida e tênis, e na academia, esteira, bicicleta e transport, um equipamento que simula movimentos parecidos com a esteira e ajuda a emagrecer sem causar tanto impacto nos joelhos. Claro que toda e qualquer nova atividade deve ser consultada com seu médico para que ele possa identificar o exercício mais adequado para você. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.