A osteoporose deve ser uma preocupação apenas após a menopausa?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Carla Cotta /
- Dr. Mário Soares
- +A
- -A
A osteoporose é uma doença que está ligada ao envelhecimento do corpo humano e que, apesar de ser mais frequente entre as mulheres, também pode afetar os homens. Nelas, a queda da produção de estrogênio, que acontece acentuadamente na menopausa, é um importante fator de risco. No entanto, isso não significa que a osteoporose deve ser motivo de preocupação somente a partir dessa fase da vida das mulheres.
Prevenção da osteoporose pode começar na infância
A estrutura óssea do corpo feminino começa a se formar na infância e sofre muitas mudanças ao longo da adolescência, especialmente com as grandes quantidades produzidas de estrogênio, o hormônio sexual feminino, a partir do primeiro ciclo menstrual. Este hormônio é o responsável por carregar o cálcio para dentro dos ossos, fortalecendo o esqueleto das mulheres.
A adolescência pode ser uma fase bastante tumultuada, o que contribui para o desenvolvimento de transtornos, como a anorexia e a bulimia. Segundo o ortopedista Mário Soares, estes distúrbios podem facilitar o desenvolvimento de osteoporose no futuro: “As pacientes muito magras ou anoréxicas, por conta da deficiência de estrogênio e da falta de nutrientes para desenvolver a massa óssea, têm uma probabilidade muito maior de ter osteoporose e prejudicar a qualidade óssea para o resto da vida”.
Consumo de cálcio e vitamina D ao longo da vida reduz risco de osteoporose
Os cuidados com a saúde óssea devem começar, portanto, já nos primeiros anos de vida, por meio de uma alimentação rica em cálcio. “A privação de cálcio na infância e adolescência, duas fases de elevado desenvolvimento e crescimento de ossos e tecidos, pode comprometer a mineralização óssea, o crescimento e a formação dos dentes”, afirma a nutricionista Carla Cotta.
Outro nutriente importante para a prevenção em longo prazo da osteoporose é a vitamina D, que atua para que o cálcio seja absorvido corretamente. A exposição à luz solar é a principal forma de obtê-la. É importante destacar também a prática de atividade física, que auxilia no depósito adequado de cálcio nos ossos, o que não acontece com mulheres sedentárias, mas que consomem cálcio em boas quantidades.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Carla Cotta
Nutrição
CRM: CRN-4 02100097 / RJ
-
Dr. Mário Soares
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 15764 / DF
- 15 comentários para "A osteoporose deve ser uma preocupação apenas após a menopausa?"
-
dalva santos
que legal o texto, com as informações, encontrei esse site que tirou várias das minhas duvidas, eu recomendo https://www.reumatocare.com.br/osteoporose.html
-
Nidia Venancio
Tenho 61 anos e tenho osteoporose. Faço exercícios regulares e tomo cálcio com vitamina D. Me sinto muito bem. Os artigos sobre assunto de saúde em geral são ótimos e orientam muito sobre como proceder para ter cuidados com a saúde.
-
rosa pen
tenho 74 anos, entrei na menopausa aos 50 e fiz reposição hormonal por 10anos. por recomendação medica parei e hoje tenho Osteoporose ja estabelecida.sempre fiz exercicios fisicos. faço musculação e por estar com ulcera NÃO POSSOMAIS TOMAR CALCIO, pois tomava sistematicamente…. agora so tomo um comprimidode vitamina D e quando posso sol, pois ainda trabalho.. alguma sugestão ???
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Rosa, atividades físicas e uma boa alimentação ajudam no caso da osteoporose, claro que cada perfil tem uma alimentação e exercícios físicos diferentes. Converse com seu médico e verifique com ele quais são os mais indicados para seu caso. Temos outra matéria sobre esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/atividade-fisica-prevencao-osteoporose. Abraços.
-
Cida Maravilha
Tenho osteoporose a cinco anos, faço reposição hormonal, tomo cálcio VT D , osteotrat. Parei de fazer exercícios, tenho medo de fraturar
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Cida, exercícios físicos ajudam o corpo todo, claro que cada pessoa tem um perfil diferente, por isso é necessário falar com seu médico para ele possa verificar quais os exercícios e a intensidade que você pode fazer. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do seu tratamento. Abraços.
-
Vera Soares
O artigo é bom, esclarecedor. Bom ter vim quem trocar informações informalmente. Tenho osteoporose, o médico recomendou osteoban e osteotrat, além da vit D. Mas a fonte de cálcio me enjoou e foi suspenso. Como substitui- lo?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Vera, já informou seu médico quanto a estes sintomas? A partir de agora os pacientes do Programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, um acompanhamento com farmacêuticos e enfermeiros 24h (por dia) via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode entrar em contato através do número 0300 118 1006. Enviei a você um e-mail com mais informações. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.