Atividade física e reeducação alimentar são importantes contra obesidade
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Daniele Zaninelli
- +A
- -A
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, expondo o organismo a maiores riscos de ter doenças cardiovasculares e articulares, diabetes e outros problemas de saúde. Por isso, a obesidade exige cuidados constantes que envolvem a prática frequente de atividades físicas e a reeducação alimentar.
Reeducação alimentar ajuda a emagrecer com alimentação saudável
Dietas hipocalóricas, ou seja, aquelas que reduzem consideravelmente a quantidade de calorias ingeridas, são úteis no processo de emagrecimento. Mas, segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, para manter o novo peso em longo prazo é preciso mais que uma dieta: “É de fundamental importância passar por um processo de reeducação alimentar”.
A reeducação alimentar é um processo em que um profissional ensina qualquer pessoa a comer de maneira saudável e sem exageros, mas sem deixar de comer o que gosta. “Isso vai garantir um aporte adequado de nutrientes, evitando sintomas como cansaço, fraqueza, alterações de humor e outras complicações à saúde, que muitas vezes fazem com que os pacientes voltem a seus velhos hábitos, recuperando o peso perdido”, afirma a médica.
Emagrecimento não é o único benefício da atividade física em obesos
Já as atividades físicas ajudam a garantir que a quantidade de calorias perdidas seja maior que as consumidas, meta essencial para a perda de peso, mas nem sempre fácil de atingir. “Muitas pessoas contam as calorias gastas em determinada sessão de exercício e ficam desanimadas por pensar que aquelas calorias poderiam ser facilmente recuperadas em um pequeno lanche”, explica a profissional.
Os efeitos das atividades físicas, no entanto, vão muito além da queima de calorias e provocam mudanças na composição corporal que são essenciais para a saúde do corpo, como destaca Daniele: “Sabemos que parte do peso perdido no emagrecimento é de massa muscular e praticar exercícios regularmente em associação à reeducação alimentar ajuda a minimizar essa perda”. Além disso, 70% do gasto metabólico corresponde à taxa metabólica de repouso, que está associada ao conteúdo corporal de massa magra.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Daniele Zaninelli
Endocrinologia
CRM: 16876 / PR
- 5 comentários para "Atividade física e reeducação alimentar são importantes contra obesidade"
-
Daniela
Olá ,Eu tomo remédio pra inibir meu apetite ele é controlado sempre tomei ele ,e junto tomo uma fórmula pra queimar gordura e faço de vez em quando exercícios em casa mesmo quase diário não muito pesado nas faço agora q retornei fazer o uso dos medicamentos depois de uma gravidez de gêmeos eu perdi alguns quilos nas percebi q o remédio não está fazendo mais o efeito q antes fazia q era tirar a vontade de comer agora tenho ainda fome mesmo tomando coisa q eu não tinha antes ouve alguma alteração no medicamento sibutramina ? Gostaria de uma dica seja mudança de remédio ou outro fórmula pode me indicar ?
-
Fernanda Mangini
Olá,Consegui emagrecer 26 kilos, mudando meus hábitos e principalmente, minha forma de pensar. Vou criar um blog para contar minha experiência e, quem sabe, poder ajudar outras pessoas a superar essa dificuldade. Hoje tenho uma nova vida! Eu consegui! Por enquanto, segue minha página no Face: https://www.facebook.com/Não-deixe-para-segunda-feira-1927365114194250
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.