Atividade física e reeducação alimentar são importantes contra obesidade


  • +A
  • -A

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, expondo o organismo a maiores riscos de ter doenças cardiovasculares e articulares, diabetes e outros problemas de saúde. Por isso, a obesidade exige cuidados constantes que envolvem a prática frequente de atividades físicas e a reeducação alimentar.

Reeducação alimentar ajuda a emagrecer com alimentação saudável


Dietas hipocalóricas, ou seja, aquelas que reduzem consideravelmente a quantidade de calorias ingeridas, são
úteis no processo de emagrecimento. Mas, segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, para manter o novo peso em longo prazo é preciso mais que uma dieta: “É de fundamental importância passar por um processo de reeducação alimentar”.

A reeducação alimentar é um processo em que um profissional ensina qualquer pessoa a comer de maneira saudável e sem exageros, mas sem deixar de comer o que gosta. “Isso vai garantir um aporte adequado de nutrientes, evitando sintomas como cansaço, fraqueza, alterações de humor e outras complicações à saúde, que muitas vezes fazem com que os pacientes voltem a seus velhos hábitos, recuperando o peso perdido”, afirma a médica.

Emagrecimento não é o único benefício da atividade física em obesos


Já as atividades físicas ajudam a garantir que a quantidade de calorias perdidas seja maior que as consumidas, meta essencial para a perda de peso, mas nem sempre fácil de atingir. “Muitas pessoas contam as calorias gastas em determinada sessão de exercício e ficam desanimadas por pensar que aquelas calorias poderiam ser facilmente recuperadas em um pequeno lanche”, explica a profissional.

Os efeitos das atividades físicas, no entanto, vão muito além da queima de calorias e provocam mudanças na composição corporal que são essenciais para a saúde do corpo, como destaca Daniele: “Sabemos que parte do peso perdido no emagrecimento é de massa muscular e praticar exercícios regularmente em associação à reeducação alimentar ajuda a minimizar essa perda”. Além disso, 70% do gasto metabólico corresponde à taxa metabólica de repouso, que está associada ao conteúdo corporal de massa magra.  

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Atividade física e reeducação alimentar são importantes contra obesidade"

Gislaine Aparecida Ferreira Silva

Eu tenho muita dificuldade pra perde peso,me cobro muito já pensei em tomar remédios.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gislaine, realize uma consulta com o endocrinologista, assim ele poderá te auxiliar para que você alcance sua meta. Abraços.

Daniela

Olá ,Eu tomo remédio pra inibir meu apetite ele é controlado sempre tomei ele ,e junto tomo uma fórmula pra queimar gordura e faço de vez em quando exercícios em casa mesmo quase diário não muito pesado nas faço agora q retornei fazer o uso dos medicamentos depois de uma gravidez de gêmeos eu perdi alguns quilos nas percebi q o remédio não está fazendo mais o efeito q antes fazia q era tirar a vontade de comer agora tenho ainda fome mesmo tomando coisa q eu não tinha antes ouve alguma alteração no medicamento sibutramina ? Gostaria de uma dica seja mudança de remédio ou outro fórmula pode me indicar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniela, realize uma consulta com o endocrinologista, assim ele poderá te auxiliar para que você alcance sua meta. Abraços.

Fernanda Mangini

Olá,Consegui emagrecer 26 kilos, mudando meus hábitos e principalmente, minha forma de pensar. Vou criar um blog para contar minha experiência e, quem sabe, poder ajudar outras pessoas a superar essa dificuldade. Hoje tenho uma nova vida! Eu consegui! Por enquanto, segue minha página no Face: https://www.facebook.com/Não-deixe-para-segunda-feira-1927365114194250

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.