O uso diário do protetor solar pode atrapalhar a síntese de vitamina D no corpo?


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Céu azul, sol forte brilhando… Somos orientados a fazer o quê? Passar o protetor solar, certo? Sim, corretíssimo. E uma das formas de produzir a vitamina D, fundamental na prevenção da osteoporose, no corpo não é ficando exposto ao sol? É, também. Então fica a pergunta: o uso do filtro solar atrapalha na síntese de vitamina D no organismo?

A questão não é o uso diário de protetor solar

Antes de tudo, vamos a uma reflexão. Não é apenas o filtro solar que pode influenciar neste processo da vitamina D. Muitas pessoas saem para trabalhar com o corpo coberto por calças, casacos e jaquetas, barreiras físicas que impedem o contato da pele com o sol. O ambiente fechado também, por si só, seja em casa ou no trabalho, nos protege dos raios solares, ou seja, é uma questão de estilo de vida.

No entanto, nem sempre estamos cobertos e protegidos. Quando fazemos atividades ao ar livre, como alguns esportes, existe uma maneira que não é considerada prejudicial à saúde para absorvermos a vitamina. “Para as pessoas que não possuem contraindicação à exposição solar, recomendamos deixar descobertos pernas e braços por um período de aproximadamente 15 minutos por dia, sem o uso de protetor solar”, orienta a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.

Vale lembrar que há pessoas que não podem se expor ao sol com frequência, inclusive por causa de algum tratamento dermatológico. Nestes casos, um médico deve ser consultado para avaliação do uso de suplementos.

Alimentação é alternativa para vitamina D

O sol, por meio dos raios ultravioletas, é o grande responsável pela ativação da substância no organismo, porém ela pode ser adquirida também na alimentação. E o consumo das fontes do nutriente é importante tanto para crianças, quanto para idosos, que são suscetíveis à falta desta vitamina, que ajuda os ossos na absorção do cálcio. No início da vida, a preocupação é com o crescimento e, na terceira idade, a prevenção é devido à perda natural de massa óssea.

Por conta desta relevância na saúde das pessoas, conheça algumas fontes da vitamina D: “Ela pode ser obtida através da ingestão de peixes, óleo de peixes, leite, ovos e manteiga”, indica Ana Carolina.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

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