O que causa pressão alta?

  • +A
  • -A

O quadro de pressão alta é considerado multifatorial, o que significa que diversos fatores atuam conjuntamente para estabelece-lo. A herança genética é um dos principais fatores e é o único não controlável. Os demais fatores associados ao problema são externos, muito associados ao estilo de vida do indivíduo. Portanto, podem ser evitados com mudança de hábitos visando uma saúde melhor. 

Fatores mais relevantes que causam um quadro de pressão alta


“Há um componente importante da herança genética no contexto da pressão alta, mas não apenas isso. O estilo de vida da modernidade também é bastante relevante nesse sentido, já que proporciona prejuízos importantes à saúde, no geral. Inclusive, aumenta significativamente os
riscos de desenvolvimento da hipertensão”, informa a cardiologista Ana Catarina Periotto. 

Segundo a especialista, o paciente que vive com sono ruim e insuficiente, muito estresse, alimentação com excesso de sal, pouca ingestão de água e pouco exercício físico na rotina tem mais riscos de desenvolver a doença. “Além disso, há fatores tóxicos, como tabagismo e uso de drogas ilícitas, os quais predispõem à hipertensão e ataque cardíaco”, acrescenta a médica.

Principais medidas de prevenção e tratamento da hipertensão


Portanto, o paciente deve atuar em cima de todos esses fatores controláveis para diminuir as chances de desenvolver pressão alta e para controlar a doença, caso já esteja em curso. Alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras e pobre em sódio, gordura e fritura; prática regular de atividade física;
controle do estresse na rotina; e não fumar são medidas que auxiliam bastante.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, é fundamental que o paciente jamais abandone o tratamento, já que este deve ser seguido por toda a vida. Além disso, deve-se sempre seguir as orientações médicas, nunca agir fora do que indicam os profissionais de saúde. Ainda quanto ao tratamento, o uso de medicação específica para hipertensão é essencial para controle efetivo do quadro. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

https://www.sbh.org.br/arquivos/hipertensao/10-mandamentos-contra-a-pressao-alta/

 

Foto: Shutterstock

subcat_alimentacao
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O que causa pressão alta?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.