Onde encontrar os principais nutrientes do organismo?


  • +A
  • -A

Sabemos que a nutrição/alimentação tem papel fundamental na saúde física, mas não é só isso, ela também pode influenciar positivamente na saúde mental, ajudando tanto na prevenção como no tratamento de doenças.

Apesar do nosso foco ser a alimentação, não podemos deixar de citar outros fatores de muita importância para a saúde do cérebro como sono adequado, controle do estresse e prática de exercícios físicos. Vamos falar um pouquinho sobre os nutrientes mais importantes:

Ômega-3

São ácidos graxos poli-insaturados “gorduras boas” que beneficiam a relação entre as células cerebrais. Pode ser encontrado em peixes como salmão, atum, sardinha e arenque, além de linhaça, soja, avelã, etc.

Vitamina D

Evita a destruição das células cerebrais. Pode ser encontrada em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, ovo, fígado bovino e sardinha enlatada, porém a forma mais barata e eficiente de conseguir esta vitamina em quantidades adequadas é com a exposição a luz solar. Deixe expostos braços e pernas (sem o uso de protetor solar), por 10 a 15 minutos, antes das 10:00 ou após as 16:00, horário em que os raios solares estão mais fracos.

Vitaminas do complexo B

Estamos falando principalmente das vitaminas B9 e B12, que ajudam na produção de serotonina e dopamina, transmissores cerebrais que melhoram o humor e controlam a ansiedade. Podemos encontrar a vitamina B9 em cogumelos, espinafre, brócolis, couve, legumes e laranja; já a vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal como carnes em geral, peixes, mariscos e ostras.

Flavonóides

São poderosos antioxidantes, que protegem e preservam as células cerebrais. Podem ser encontrados em frutas vermelhas (morango, cereja e acerola), frutas cítricas (laranja, mexerica e abacaxi), maçã, uva e chá verde.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
alimentacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Onde encontrar os principais nutrientes do organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.