Osteoartrite: Existem nutrientes que auxiliam a síntese de colágeno para as articulações?

  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações do corpo, seja como consequência do envelhecimento ou de algum trauma. O colágeno é uma substância essencial para a preservação das membranas articulares, pois além de constituir a cartilagem, reduz o atrito entre os ossos, mantendo-os saudáveis por mais tempo. A síntese de colágeno é feita pelo próprio organismo humano, mas a partir dos 30 anos, essa produção é reduzida. Por isso, em alguns casos, é necessário repô-lo. 

Vitamina C ajuda na síntese de colágeno


Parte dessa reposição pode ser feita por meio da alimentação, já que alguns nutrientes potencializam a síntese de colágeno no corpo. A reumatologista Licia Mota destaca, entre vários, as proteínas e
a vitamina C, potente sintetizadora da substância no corpo: “A carne é fonte de proteína, os ovos também têm proteína na sua composição, além de ter a gordura, as frutas cítricas e vegetais verde-escuros são ricos em vitamina C que, no final, também vão contribuir para a síntese de proteína”.

Além da vitamina C, a médica chama atenção para os flavonoides e outros componentes importantes para a saúde osteoarticular: “As frutas vermelhas são ricas em vitamina C e flavonoides também, por isso têm ação antioxidante. As castanhas, as nozes e as amêndoas são ricas em ácidos graxos poliinsaturados, a aveia também é fonte de silício, além de ter fibra, e a beterraba, a pimenta e cenoura contêm licopeno”. 

Alimentos ricos em colágeno podem melhorar a saúde das articulações


Muitos outros alimentos também são ricos em colágeno. “O ovo, gelatina (lembrando que quanto menos corante e açúcar, melhor), vegetais de cor verde escura, como couve, brócolis e espinafre, as carnes de uma forma geral, morango e amora, frutas cítricas, chá branco, tomate, pimenta e alguns peixes, como salmão e atum” são citados por Dra. Licia.

Em alguns quadros, o médico especialista pode indicar a reposição de colágeno por meio de cápsulas, como nos casos de pacientes com dor e inflamação articular provocada pela osteoartrite. Outras medidas também podem ajudar e serão indicadas pelo profissional, como o uso de medicamentos condroprotetores e a prática de exercícios físicos. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoartrite: Existem nutrientes que auxiliam a síntese de colágeno para as articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.