Dietas mirabolantes funcionam? Nutricionista explica os problemas de algumas “estratégias” para perder peso


  • +A
  • -A
Imagem do post Dietas mirabolantes funcionam? Nutricionista explica os problemas de algumas “estratégias” para perder peso

Começar uma dieta. Para muitos, as segundas-feiras correspondem a uma completa mudança na alimentação, na qual são restringidos as opções mais gordurosas do cardápio diário, para amenizar os efeitos dos “deslizes” habituais dos fins de semana. Porém, o que pouca gente sabe, é que mesmo eliminando diversos alimentos e fugindo das principais tentações, o nosso organismo sente dificuldades de se adaptar a qualquer restrição. Por isso, antes de começar a elaborar sua nova dieta mirabolante, entenda o que você realmente precisa para perder peso de forma saudável e natural.

Segundo a nutricionista Júlia Benites, os termos “funcionar” ou “não funcionar”, relacionados a algumas dietas mirabolantes, são bem vagos e divergentes, pois cada corpo, cada organismo, responde diferentemente a um processo radical de eliminação, restrição e mudanças de hábitos alimentares e, claro, de vida:

“Para mim, uma dieta que funciona é quando o plano alimentar prescrito vira um estilo de vida e o indivíduo consegue manter a perda de peso e incorporar aquela rotina alimentar de forma a não ser um sacrifício. Seguindo esse raciocínio, não é nenhuma dieta qualquer que funciona. Aliás, diria que pouquíssimas funcionam”, explica a profissional, explicando alguns dos problemas que esses métodos extravagantes de emagrecimento, e sem a devida orientação médica, podem gerar nas pessoas:

“Não existe nenhum tipo mirabolante e quanto mais radical, maior a chance de não ter adesão, do peso retornar, e causar consequências como deficiência de alguns nutrientes, cansaço e anemia”, enfatiza.

Mas qual é a melhor estratégia para aderir uma dieta de perda de peso?

De acordo com Júlia Benites, a melhor estratégia para perda de peso sempre é a conscientização da importância de uma reeducação alimentar e entender que nada pontual surte efeito para sempre. “O primeiro passo é entender a necessidade da mudança, sair da inércia. Se informar sobre os benefícios de uma alimentação saudável e buscar um bom nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar equilibrado em nutrientes, adequado ao seu estilo de vida e seus hábitos”, finaliza a especialista.

Júlia Benites, é mestre em nutrição humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. – CRN 13101180

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dietas mirabolantes funcionam? Nutricionista explica os problemas de algumas “estratégias” para perder peso"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.