Nutrição capilar: o que acontece com o cabelo sem os nutrientes adequados?

  • +A
  • -A

Quando se fala em problemas capilares, é comum logo pensar em calvície, a qual está muito relacionada à genética. Porém, o cabelo pode sofrer de diversas formas e por fatores distintos. A falta de nutrição (ou má nutrição), por exemplo, é um fator muito relevante para a construção de um quadro marcado por fios frágeis, pouco saudáveis, sem brilho e com potencial de crescimento diminuído.

Importância de uma boa nutrição capilar


Sem os nutrientes adequados, além da eventual queda dos fios, o cabelo pode ficar seco, sem brilho e quebradiço”, afirma a dermatologista Alexandra Bononi. Vale ressaltar que uma boa nutrição capilar contribui para manter o bom funcionamento das estruturas que garantem a saúde dos fios. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a maior parte do cabelo é composta por células cheias de queratina, responsáveis pela força e resistência dos fios. 

“Os principais nutrientes para uma boa qualidade de fio de cabelo são proteínas, vitaminas C, A, D e E, antioxidantes, vitaminas do complexo B, biotina, ferro, zinco, selênio, magnésio e silício. Portanto, deve-se apostar em uma alimentação rica nesses oligoelementos, com proteínas de boa qualidade, frutas vermelhas e amarelas/alaranjadas, vegetais verde escuros, amêndoas, cereais, sementes e aveias, visando a saúde dos cabelos”, informa a especialista.

Tratamento medicamentoso 


Indivíduos que
se alimentam de forma bastante nutritiva, mas que mesmo assim apresentam cabelo pouco saudável, podem e devem buscar ajuda médica para diagnóstico e tratamento. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de medicamentos nutricosméticos, produzidos com o objetivo específico de garantir beleza e saúde aos fios.

Esse tipo de produto é desenvolvido com fórmulas concentradas e ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos bioativos de origem natural. Além disso, conta com tecnologia avançada e respaldo científico para resultados visíveis não apenas em cabelos, mas também em pele e unhas. Tratam-se de remédicos que estimulam o couro cabeludo, nutrindo de forma avançada os fios desde a raiz.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/conheca-os-cabelos/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Nutrição capilar: o que acontece com o cabelo sem os nutrientes adequados?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.