Mudança de estação: como a vitamina D pode ajudar a passar por uma gripe?

  • +A
  • -A

Mudanças no clima podem representar, para muitas pessoas, o aumento na incidência de problemas respiratórios, como crises alérgicas, resfriados e gripes. Com a passagem do verão para o outono, as temperaturas mais baixas podem favorecer ainda mais o desenvolvimento dessas doenças. Para ajudar o corpo a manter as defesas do organismo, os nutrientes são fundamentais – entre eles, as vitaminas. Por isso, consultamos a nutricionista Carla Cotta para saber se a vitamina D previne gripe e outras doenças. Confira!

Vitamina D é bom para gripe? Por quê?

Segundo Carla, a mudança de tempo pode interferir no trato respiratório: “A mudança das estações, quando há variações bruscas de temperaturas, pode prejudicar os indivíduos que estão com a imunidade desfavorecida. Se a alimentação estiver adequada, o corpo conseguirá reagir bem às mudanças, na maioria das vezes”. Por isso, é muito importante manter uma alimentação rica nos mais diversos nutrientes. 

Em particular, a suplementação de vitamina D para a gripe pode cumprir papel importante na recuperação do corpo. “A vitamina D exerce funções hormonais e é uma vitamina fundamental na absorção de cálcio e fósforo, que são nutrientes essenciais para diversas funções celulares e para os ossos. Ela, assim como a vitamina C e E, são fundamentais para as respostas imunológicas e para o nosso sistema de defesa. Algumas células que compõem o nosso sistema de defesa possuem receptores da vitamina D. Assim, para que os linfócitos trabalhem adequadamente, a vitamina D precisa ser ofertada de maneira suficiente”, complementa Carla.

Como se recuperar da gripe com a alimentação


As principais formas de manter os níveis de vitamina D satisfatórios são a exposição solar, o uso de
suplementos orais e a alimentação. Expor-se diariamente aos raios solares, durante 15 ou 20 minutos, preferencialmente pela manhã, é suficiente para garantir bons níveis de vitamina D. A suplementação também pode ser feita, desde que haja necessidade e depois da recomendação de um especialista. 

Alguns alimentos são essenciais na dieta de quem está com gripe e que, para além do tradicional suco de laranja, podem ajudar o corpo a se recuperar da doença de forma rápida. “Uma alimentação variada, rica em frutas e vegetais, fonte de proteínas como carnes, ovos, queijos e fontes proteicas de vegetais, no caso dos vegetarianos”, é a recomendação da nutricionista. “A alimentação variada favorecerá a saúde e oferecerá nutrientes que são fundamentais para o sistema imunológico. Peixes, frutos do mar e alguns alimentos fornecem também zinco e um pouco de vitamina D, fundamentais para o sistema imunológico”, finaliza Carla.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Carla Cotta

Carla Cotta

Nutrição

CRM: CRN-4 02100097 / RJ

TAGS
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mudança de estação: como a vitamina D pode ajudar a passar por uma gripe?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.