Minha alimentação pode ajudar na prevenção da osteoartrite e osteoporose?


  • +A
  • -A

A saúde dos ossos é muito importante, especialmente na terceira idade, quando doenças como osteoartrite e osteoporose começam a oferecer dificuldades e até mesmo riscos para as pessoas. As doenças, que podem até ser confundidas, são muito diferentes. A osteoporose é causada por um processo desequilibrado de mineralização dos ossos, tornando eles mais porosos e frágeis, enquanto a osteoartrite é uma inflamação crônica nas articulações que pode levar a quadros de dor e deformação nos ossos. Nos dois casos, no entanto, a alimentação pode desempenhar um papel importante na prevenção.

Alimentação rica em cálcio e ômega-3 combatem a osteoartrite

A principal diretriz do tratamento nutricional para a osteoartrite é a prática de uma alimentação balanceada, buscando manter o peso do corpo em níveis adequados. “Uma alimentação altamente calórica leva à obesidade e esse excesso impõe uma carga adicional às articulações que suportam o peso, sobrecarregando e desgastando os joelhos, os pés, os quadris e a coluna”, conta a nutricionista Mariana Catta-Preta. O paciente deve priorizar uma alimentação variada, contendo frutas e verduras frescas, carnes mais magras, grãos integrais, leite e queijos mais brancos. “Vitamina D, B6, ácido fólico, cálcio e ômega-3 também são outros nutrientes que ajudam no retardo da progressão da enfermidade. Frutas cítricas, vegetais verdes escuros, leite e derivados e vegetais laranjas devem ser priorizados “, completa.

Cálcio e vitamina D são os aliados conta a osteoporose

Uma alimentação rica em cálcio e vitamina D é fundamental para manter a saúde óssea e evitar a osteoporose. “Não beba café ou chá junto com as refeições que contenham alimentos ricos em cálcio”, indica Catta-Preta. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcóolicas, refrigerantes, chás e chimarrão em excesso, pois elas podem diminuir a absorção do cálcio. “Para lanches, use iogurte puro misturado com frutas ou batidas de leite com frutas”. O consumo de queijos magros como cottage, minas e ricota é recomendado. Em caso de intolerância à lactose, o ideal é buscar versões destes produtos sem essa substâncias.

Cuidados além da alimentação

É importante criar o hábito de tomar sol diariamente para que ocorra a síntese de vitamina D e ela cumpra seu papel de mediar a absorção de cálcio nos ossos. “No mínimo 15 minutos, antes das 10h da manhã ou após às 16h”, conclui.  

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Mariana Catta-Preta

Mariana Catta-Preta

Nutrição

CRM: CRN-4: 02100607 / RJ

TAGS
alimentacao
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Minha alimentação pode ajudar na prevenção da osteoartrite e osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.