Metabolismo acelerado: porque algumas pessoas comem muito e não engordam?


  • +A
  • -A

“Por que ela come de tudo e não engorda?”, “Ele é magra de ruim”… Estes são apenas alguns exemplos de frases comumente ditas para apontar pessoas que se alimentam muito, às vezes até em grandes porções, porém não sofrem com os “quilinhos a mais”. Isso acontece, geralmente, devido ao metabolismo acelerado.

O que é o metabolismo acelerado?

A velocidade do metabolismo, que representa a queima de calorias para que uma pessoa se mantenha saudável, depende de cada organismo, já que é influenciada por diversos fatores, como idade, sexo, peso, altura, temperatura do ambiente, alimentação, prática de exercícios físicos e até algumas doenças. Quem tem um metabolismo acelerado, gasta mais energia e, se tiver a intenção de ganhar peso, pode ter dificuldades na briga contra a balança.

Como ganhar peso?

Apesar destas pessoas serem consideradas “sortudas”, ganhar peso pode ser uma missão difícil, porém não impossível. Para conseguir atingir este objetivo, será necessária uma mudança de hábitos diários, tudo de forma saudável, é claro. “Caso você tenha nascido com o metabolismo acelerado, é preciso combinar com harmonia alimentação e exercícios físicos. Quanto aos exercícios, os mais recomendados são os que proporcionem o ganho de massa muscular como, por exemplo, musculação, muay thai, boxe e outro, sempre sob a supervisão de um profissional educador físico”, orienta a nutricionista Ana Paula Moura.

Na alimentação, a dieta que deve ser seguida é a hipercalórica, que é baseada no aumento das calorias diárias. Este regime, que deve ser individualizado e de forma saudável, é rico em vitaminas e minerais: “Não é indicado consumir alimentos gordurosos e ricos em carboidratos como pizzas, salgadinhos e leite condensado. São orientados alimentos benéficos ao organismo como castanhas, azeite de oliva, frutas e até suplementos fartos em proteínas e ou carboidratos”, exemplifica a profissional.

É válido lembrar que todo este processo deve ser acompanhado por um nutricionista, que calculará a quantidade de calorias necessárias para o ganho de peso em cada pessoa.

Prazo para engordar

A expectativa pelo ganho de peso gera uma ansiedade natural para saber em quanto tempo poderá ser visto os primeiros resultados das mudanças de hábito citadas acima. Caso a pessoa não tenha problemas hormonais e siga todas as atividades à risca, a Dra. Ana Paula diz que “na prática clínica observa-se um ganho de peso em aproximadamente três a quatro meses”.

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – nutrianapaulamoura.com.br

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Metabolismo acelerado: porque algumas pessoas comem muito e não engordam?"

Sabrina de Sousa Gomes

Bem! Queria saber quais são os alimentos que devemos comer para podemos engordar, como lá em cima diz ” é magra de ruim” muitas pessoas dizem isso mais procuro saber quais tipos de comida que devo para que eu possa ter o corpo mais cheinho e não consigo,pois estou a espera da minha resposta.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sabrina, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista, que calculará a quantidade de calorias necessárias para o seu ganho de peso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.