Quais são os melhores tipos de adoçantes para quem tem diabetes?


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença crônica que provoca o aumento de açúcar na corrente sanguínea. Quem recebe o diagnóstico deve fazer mudanças na alimentação que reduzam a quantidade de açúcar, assim como de outros carboidratos e de gorduras. Uma alternativa para as pessoas diabéticas é trocar o açúcar comum pelos adoçantes.  

Adoçantes não calóricos são os melhores para diabéticos


“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos. O poder adoçante da sucralose é 600 vezes maior que do açúcar, enquanto o da sacarina varia de 200 a 700 vezes.

O conselho é semelhante para mulheres grávidas. “Já para as gestantes com diabetes prévio ou com diabetes gestacional, o uso de adoçantes também é recomendado. Essas pacientes devem dar preferência à sucralose, acessulfame de potássio e estévia“, recomenda a médica.

Há ainda um outro tipo de adoçante, chamados de calóricos. Segundo a especialista, os adoçantes calóricos, como a frutose, o sorbitol e o xylitol, devem ser consumidos apenas com a orientação de um endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista, porque podem aumentar a taxa de glicemia.

Pessoas com diabetes não podem usar adoçante em excesso


Optar pelo consumo dos adoçantes em vez do açúcar é uma boa escolha,, mas não é uma carta branca para exagerar. “O uso de adoçantes deve ser feito com moderação. Dependendo da sensibilidade à composição do adoçante, o que é individual, o paciente pode apresentar intolerância e o excesso pode causar
dor de cabeça, diarreia, formação de gases e desconforto abdominal”, alerta Gabriella.

O açúcar light, por outro lado, não deve ser utilizado por pacientes diabéticos. Segundo a endocrinologista, é uma formulação que contém açúcar misturado a algum tipo de adoçante. Este produto, apesar de ter a quantidade de calorias reduzidas e ajudar no controle do peso, pode aumentar os índices glicêmicos.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Rivelli Ramos

Dra. Gabriella Rivelli Ramos

Endocrinologia

CRM: 85188-4 / RJ

TAGS
alimentacao
diabetes
diarreia
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Quais são os melhores tipos de adoçantes para quem tem diabetes?"

Maria das Graças Palma Lopes

Pra mim está muito mais difícil. Não consegui até hoje c/ alimentação Saudável e exercícios. Estou desesperada. Sou diabética tipo 2 e sou dependente de insulina , fora os medicamentos. Desde já agradeço.

Paulo Lacerda

Excelentes informações. Pergunto: o açúcar mascavo é bom para o diabético?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, a diferença principal do açúcar mascavo para o refinado é a ausência do processo de refinamento. Por isso, ele é mais saudável e nutritivo, mantendo a quantidade de ferro, cálcio, sais minerais e de vitaminas encontradas na cana de açúcar. Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho: “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado. A grande verdade é que apenas a técnica de processamento é diferente e ele não sofre o branqueamento”.

Marcos Chitolina

Tenho uma pergunta.Eu tenho diabetes tipo 1 uso 3-metformina 850/Galvus50 gostaria de saber se tem algum tipo de açúcar que eu possa usar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcos, para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos. Realize uma consulta com o endocrinologista ou nutricionista para que eles possam te orientar adequadamente. Abraços.

jocelio Gonçalves dos reis

meu nome e jocelio quero saber eu coloco sempre a quantidade a mais de gotas de adocante porque quando eu coloco a quantidade que esta na embalagem e nao adoça tem algum problema ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jocelio, realize uma consulta com o endocrinologista ou nutricionista para que eles possam te orientar adequadamente. Abraços.

Marilia

Há adoçantes culinários que podem ser utilizados por diabéticos? Quais?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marilia. Apesar de todos os adoçantes terem o mesmo objetivo, que é substituir o açúcar, cada tipo de adoçante tem sua peculiaridade. Por isso é importante estar atenta aos rótulos do produto. Consulte um nutricionista, o profissional poderá atender à sua solicitação indicando a dieta mais adequada às suas necessidades. Abraços!

Jairo

Pra quem é diabéticos arruma flores de mamão macho ferva em água tome dois litros e faça o teste

Saul Batist

Boa noite. Dra. sou diabético e hipertenso. Estava usando o adoçante Lowçucar plus com stevia, porém li na bula que ele contém sacarina, que não é bom para o meu caso. Qual o adoçante que posso usar, porque um site fala uma coisa e outra site fala outra. A endocrinologista disse que poderia usar o Lowçucar, mas eu nunca tinho lido sobre a sacarina. Existe o adoçante de Stevia pura, sem o Lowçucar? Fico aguardando sua orientação, por gentileza.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Saul. Que bom que viu está diferença no adoçante, realmente é preciso ficar atento. Uma vez identificado, é importante que vá a uma nutricionista, pois através de uma consulta presencial, fazendo todas as verificações, será possível indicar uma dieta, que englobe um adoçante adequado a suas necessidades, e além disso, também seja adequada para a hipertensão e para a diabetes. Até a próxima!

Sueli

Não consigo diminuir abaixo de 240

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sueli. A diabetes deve ser controlada através de tratamento médico, geralmente é indicado medicamentos, uma dieta equilibrada e atividades físicas, pois isso ajuda controlar a taxa glicêmica, mas também ajuda a controlar outras condições associadas, como hipertensão arterial, colesterol alto e distúrbios do sono. Recomendamos que converse com o seu médico, para que seja indicado um tratamento adequado. Desejamos sucesso no tratamento. Abraços!

Arlete Rosa Paranhos

Tenho 61 anos estou preocupada com minha glicemia, fiz um exame o resultado é 99mg , já mudei toda alimentação, agora quero saber o melhor adoçante!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Arlete. As mudanças em sua dieta devem ser acompanhadas por um profissional, para que de forma segura possa lhe orientar sobre as melhores escolhas de alimentos e adoçantes específicos para seu caso, no qual há uma atenção maior quanto à glicemia. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.