Leites e queijos de cabra e búfala possuem níveis de cálcio similares aos derivados de vaca?


  • +A
  • -A

O cálcio é um nutriente essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar de qualquer pessoa. É o mineral responsável por estruturar os dentes e os ossos do corpo e deve ser ingerido em boas quantidades desde a infância até a terceira idade. A fonte de cálcio mais conhecida é o leite de vaca, mas o leite de outros animais, como cabra e búfala, assim como seus derivados, também são ótimas opções.

Leite de búfala tem mais cálcio que o leite de vaca


Um artigo publicado na revista Veterinary World, em 2016, comparou a composição nutricional dos
leites de cabra, vaca e búfala. “Como resultados encontrados com relação aos teores de cálcio desses três tipos de leite, surpreendentemente, o leite de vaca não é o que apresenta o maior teor”, conta a nutricionista Caroline Codonho.

O leite de búfala analisado no estudo apresentou, aproximadamente, 178 miligramas de cálcio em cada 100 mililitros de leite, sendo seguido por 129mg no leite de cabra e 120mg no leite de vaca. Para os derivados desses diferentes tipos de leite, o padrão de teor de cálcio segue a mesma proporção, com o de búfala tendo os maiores valores.

Consulte um nutricionista antes de substituir o leite de vaca


Quem deseja trocar o leite de vaca pelo leite de outros mamíferos deve, primeiramente, conversar com um nutricionista e, segundo Caroline, analisar alguns aspectos importantes, como a composição da bebida como um todo, a disponibilidade em determinadas regiões do país e os custos, e não somente o
percentual de cálcio presente.

“Se pensarmos nos casos de obesidade, a escolha pelo leite de búfala seria inadequada, já que este apresenta quase o dobro de teor de gordura, quando comparado com o leite de cabra e de vaca”, alerta a especialista.

Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Leites e queijos de cabra e búfala possuem níveis de cálcio similares aos derivados de vaca?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.