Como manter a imunidade em alta e fugir das doenças no verão?


  • +A
  • -A

Manter o corpo sempre preparado para se proteger de qualquer vírus ou bactéria não é uma tarefa fácil. Quem atua nessa missão é o sistema imunológico, parte responsável por produzir e estruturar a defesa do organismo. Quando esse sistema está debilitado, seja momentaneamente ou por uma imunodeficiência, o corpo fica mais suscetível ao desenvolvimento de doenças e infecções, principalmente problemas respiratórios.

Estilo de vida influencia no sistema imunológico

De acordo com a imunologista Érica Azevedo, existem doenças típicas do verão que prejudicam a imunidade ou que se aproveitam de um quadro de baixa imunidade para atacar: “Para cada estação do ano existem doenças que são mais frequentes. No verão, as infecções das vias respiratórias saem de cena e, em seu lugar, entram as infecções transmitidas por mosquitos, como a dengue, e as gastroenterites.”

Para não perder nenhum dia impossibilitado de aproveitar as férias, a praia e a piscina e evitar essas e outras doenças, é importante se prevenir. “Para manter a imunidade alta, a melhor coisa a fazer é ter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada com muitas frutas e vegetais, praticar exercícios moderados e ter sono tranquilo”, explica a médica. Vale lembrar que uma boa noite de sono varia entre seis a nove horas.

Luz solar ajuda a manter imunidade alta

Não dá para falar de verão sem lembrar do sol. Sabia que se expor à luz solar faz bem para o corpo e ajuda a fortalecer a linha de defesa do organismo? “A exposição ao sol é essencial para a produção de vitamina D, que é muito importante para que o sistema imunológico funcione bem”, afirma a especialista.

Entretanto, é bom não abusar: o excesso pode trazer problemas ao corpo. A exposição deve ser moderada, já que se prolongada, é possível haver danos às células e inflamações capazes de prejudicar o sistema imunológico. Érica recomenda tomar banho de sol antes das 10h e depois das 16h.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Érica Azevedo

Dra. Érica Azevedo

Alergia e Imunologia

CRM: 52-83907-8 / RJ

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Como manter a imunidade em alta e fugir das doenças no verão?"

marli bastos ribas roque

meu filho tem 11 anos e sempre tem virose nesta época, ja imagino chegar. tem vomito, diarreia as vezes febre , fica debilitado e tem que tomar soro na veia para melhorar. nao sei o que faço para evitar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marli. Como o sistema imune das crianças está em amadurecimento, ou seja, ainda não está fortalecido o suficiente, o organismo não consegue se defender plenamente das infecções. Isso faz com que o ataque bem sucedido de vírus seja algo bastante comum nesta faixa etária específica e cause uma virose. Os médicos recomendam que os pais sigam o calendário de vacinação e estimulem seus filhos a manter hábitos de higiene. Outro conselho dos pediatras é manter uma boa alimentação, que também exerce papel essencial na manutenção da imunidade. Até logo!

Sergio francisco marcelino

Eu gosto muito dos comentario da saude todos vez que vem eu leio com nuito carinho eu gosto das dicas que os médicos manda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sergio. Ficamos lisonjeados com sua manifestação, continue acompanhando nosso site para mais matérias e informações como essa. Abraços!

Maria do Socorro

Gosto dos comentários, são muito bons nus da boas dicas obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. É nosso compromisso assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde, dessa forma, ficamos felizes em ajudar. Não deixe de acompanhar nosso site! Um abraço!

Ananias

Eu tenho um filho de 3 anos vai fazer 4 agora em janeiro vocês indicam alguma vitamina para aumentar a imunidade ele só anda com esta resfriado agora que melhorou mais eu queria saber posso da alguma vitamina para ajudar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ananias, as brincadeiras ao ar livre são formas interessantes de reforçar a imunidade dos pequenos, pois o contato com agentes externos faz com que o corpo aprenda a combatê-los. O reforço da imunidade dos pequenos se baseia na adoção de hábitos de vida saudáveis desde cedo. Para evitar que os filhos apresentem constantemente sinais de possíveis doenças que os levem com frequência ao médico, é essencial que os pais busquem reforçar a imunidade e a saúde infantil todos os dias. Isso é feito por meio de hábitos de vida saudáveis, com alimentação diversificada, boa higiene, contato com a natureza, prática de atividades físicas, vacinação em dia, além do uso de remédios, quando necessário. Para iniciar o uso de alguma vitamina é indispensável uma consulta com pediatra para que ele indique a complementação vitamínica se necessário. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.