Hipertensão: Quais são as principais fontes de sódio na alimentação do brasileiro?

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Um dos pilares do tratamento da hipertensão é o consumo adequado de sódio, elemento que ajuda a formar o sal de cozinha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão diária deste mineral não ultrapasse 2 gramas – ou 5g de sal de cozinha -, mas estudos indicam que o brasileiro chega a consumir duas vezes mais. Afinal, de onde vem toda essa quantidade? Quais são as maiores fontes de sódio na nossa alimentação?

Tempero das comidas está entre as principais fontes de sódio 


“Para a população brasileira, em média, a principal porção ingerida de sódio vem mesmo das comidas temperadas em casa, do saleiro da mesa ou da comida de restaurantes. Porém, estamos mudando nosso padrão alimentar e cada vez mais o brasileiro copia o modelo dietético de outros países, aumentando o consumo de enlatados”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

De acordo com o médico, os enlatados e outros tipos de produtos processados concentram cerca de 75% do sódio ingerido na alimentação dos norte-americanos. São hábitos de consumo que vêm crescendo por aqui: “Como exemplo, citaríamos o queijo, o pão francês, a mortadela, a salsicha, a carne de lata, o macarrão instantâneo, a pipoca de micro-ondas e a azeitona”.

Como diminuir o consumo de sódio na alimentação?


Para evitar que o excesso desse mineral faça mal à saúde, prejudicando o
controle da hipertensão, por exemplo, é preciso reduzir a presença dessas fontes de sódio na alimentação. Para isso, o especialista recomenda ler os rótulos dos produtos comprados nos mercados para não se confundir: “Nos rótulos, os fabricantes descrevem a quantidade de sódio em miligramas. 1 sachê com 1000mg de cloreto de sódio tem aproximadamente 1g de sal de cozinha e em 1g de sal de cozinha há 387mg de sódio”. 

Outra dica do Dr. Costa Filho é retirar o saleiro da mesa e dar preferência aos alimentos naturais, que podem ser preparados em casa e cuja quantidade de sal pode ser controlada. No entanto, o cardiologista faz um alerta: “Uma dieta sem nada de sal também é maléfica para o organismo. Converse com um nutricionista. Ele é o profissional mais gabaritado para nos orientar sobre a quantidade adequada de sódio”. 


Foto: Shutterstock

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