Hipertensão: Além do sal, algum outro condimento influencia na pressão?


  • +A
  • -A

A hipertensão está diretamente ligada à alimentação, visto que substâncias específicas presentes em algumas comidas facilitam o desenvolvimento deste quadro que cursa com elevação da pressão arterial. Dentre essas substâncias, destaca-se o sódio, e, por isso, o sal e temperos salgados são desaconselhados. Existem outros alimentos que devem ser evitados?  

 

Alimentos ricos em sódio que devem ser evitados

 

“Além do sal, todos os demais condimentos que apresentam sódio em sua composição influenciam na pressão arterial. Temperos prontos e molhos shoyu são exemplo disso”, informa a cardiologista Caroline Nagano. Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, cafeína, gengibre e pimenta também contribuem para o aumento da pressão.

Diversos alimentos típicos do cotidiano de grande parte da população possuem sódio em excesso e, portanto, fazem mal para a pressão. Alguns exemplos: pães, bolos e massas prontas, embutidos (presunto, linguiça, salsicha etc) e até mesmo doces e refrigerantes. “Feijoada, bacalhau, comida japonesa com molho shoyu ou molho de missô, churrascos, tudo isso facilita a elevação da pressão”, informa Caroline.

 

Perder peso é essencial para combater a hipertensão

 

Quando o sódio é ingerido em excesso, ocorre maior retenção de água dentro das artérias, o que resulta na elevação da pressão arterial. “Isto ocorre por características químicas do cloreto de sódio, que atrai moléculas de água para si. Algumas pessoas são mais sensíveis ao sódio do que outras”, explica Nagano. “O sódio pode ainda causar vasoconstrição e estreitamento dos vasos sanguíneos, o que também aumenta a pressão”, complementa Periotto.

Uma das formas mais importantes de combater a hipertensão é perder peso, o que pode ser obtido com uma dieta balanceada (pobre em sódio e carboidratos, especialmente) e também com a prática de atividade física. Os exercícios, inclusive, ajudam também a melhorar os níveis de colesterol e o índice glicêmico. Atividades aeróbicas (corrida, caminhada, natação) devem ser preferidas e realizadas com regularidade para que se obtenha o efeito desejado.   

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Hipertensão: Além do sal, algum outro condimento influencia na pressão?"

Albano

Não acredito que o SAL natural (com todos seus minerais, mais de 82) aumente a pressão, aliás o SAL natural ajuda a baixar a pressão. Há mais de três meses passei a utilizar o SAL natural e minha pressão, além de baixar, permanece estável. Tenho 65 anos e minha pressão era, em média 9 x 14 pouco mais ou pouco menos e irregular, agora ela está em 8 x 12 e é estável. O que faz mal é esse elemento que chamamos de sal refinado, esse nos faz mal e aumenta a pressão.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Albano, o sal marinho é uma ótima opção para substituir o sal refinado, que passa por muitos processos que o fazem perder suas propriedades. Importante também, é controlar a quantidade diária recomendada, a qual não deve exceder o limite de 5 gramas (aproximadamente uma colher de chá). Abraços!

Eliomar

Tenho 50 anos e comercei a tomar remédio para pressão alta em Novembro de 2018 que tipo de outros métodos que devo ter para não usar mais medicações

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliomar. A hipertensão é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial e, se não for controlada adequadamente, pode colocar em risco a saúde do seu corpo. Depois de fazer o diagnóstico, o médico deve indicar o tratamento mais adequado para seu quadro, incluindo o uso de medicações. Abandoná-lo pode aumentar o risco de complicações, como infartos e AVCs. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.