Hipertensão: Além do sal, algum outro condimento influencia na pressão?


  • +A
  • -A

A hipertensão está diretamente ligada à alimentação, visto que substâncias específicas presentes em algumas comidas facilitam o desenvolvimento deste quadro que cursa com elevação da pressão arterial. Dentre essas substâncias, destaca-se o sódio, e, por isso, o sal e temperos salgados são desaconselhados. Existem outros alimentos que devem ser evitados?  

 

Alimentos ricos em sódio que devem ser evitados

 

“Além do sal, todos os demais condimentos que apresentam sódio em sua composição influenciam na pressão arterial. Temperos prontos e molhos shoyu são exemplo disso”, informa a cardiologista Caroline Nagano. Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, cafeína, gengibre e pimenta também contribuem para o aumento da pressão.

Diversos alimentos típicos do cotidiano de grande parte da população possuem sódio em excesso e, portanto, fazem mal para a pressão. Alguns exemplos: pães, bolos e massas prontas, embutidos (presunto, linguiça, salsicha etc) e até mesmo doces e refrigerantes. “Feijoada, bacalhau, comida japonesa com molho shoyu ou molho de missô, churrascos, tudo isso facilita a elevação da pressão”, informa Caroline.

 

Perder peso é essencial para combater a hipertensão

 

Quando o sódio é ingerido em excesso, ocorre maior retenção de água dentro das artérias, o que resulta na elevação da pressão arterial. “Isto ocorre por características químicas do cloreto de sódio, que atrai moléculas de água para si. Algumas pessoas são mais sensíveis ao sódio do que outras”, explica Nagano. “O sódio pode ainda causar vasoconstrição e estreitamento dos vasos sanguíneos, o que também aumenta a pressão”, complementa Periotto.

Uma das formas mais importantes de combater a hipertensão é perder peso, o que pode ser obtido com uma dieta balanceada (pobre em sódio e carboidratos, especialmente) e também com a prática de atividade física. Os exercícios, inclusive, ajudam também a melhorar os níveis de colesterol e o índice glicêmico. Atividades aeróbicas (corrida, caminhada, natação) devem ser preferidas e realizadas com regularidade para que se obtenha o efeito desejado.   

 

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão: Além do sal, algum outro condimento influencia na pressão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.