Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?


  • +A
  • -A

Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.  

 

Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

 


“Azeite de oliva e a gordura do abacate, são excelentes para saúde do coração. Eles ajudam a
controlar a concentração de colesterol sanguíneo. Feijões, chocolates com cacau a 70 % para cima (até 20g por dia), aveia, chá verde e brócolis são outros alimentos cardio-protetores que devem fazer parte do nosso cardápio”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Alguns desses alimentos possuem até mesmo mais de uma função para proteger a saúde cardíaca, então a combinação deles nas refeições diárias é muito benéfica. “Frutas vermelhas e arroxeadas (açaí, jabuticaba, morango, mirtilo, amora, framboesa) e o vinho, todos ricos em resveratrol e antocianina, regulam a pressão arterial e diminuem o risco de formação de placas de gordura”, afirma Ana Paula.

 

Ômega 3, vitaminas e minerais ajudam a proteger o coração

 


Fontes alimentares ricas em ômega 3
também são aliadas importantes dos cardiologistas, já que apresentam diversos benefícios ao sistema cardiovascular. O nutriente auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento das artérias, diminui os triglicérides,dentre outras funções importantes para a saúde. Dos alimentos que contém ômega 3, destacam-se os peixes (sardinha, salmão, atum), além de sementes, como linhaça, nozes e chia.

É indicado ainda o consumo de legumes, frutas e verduras em geral, pois estes possuem vitaminas e minerais fundamentais para diversas funções do organismo, incluindo o sistema cardiovascular. Caso essas fontes não consigam ser obtidas adequadamente na alimentação, o uso de suplementos com os nutrientes essenciais surge como opção.   

 

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cardiovascular
coracao
infarto
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?"

Lauriene Lobato

Amei as orientações, agora vou saber o quer comer ??, sem medo ?? de errar.Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lauriene, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Luiza

Amei a dica, ando muito tensa anciosa ,minha pressão elevou muito,farei tudo pra melhorar .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiza, ficamos felizes que tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Zelidia

Amei lê tudo isso, vou mudar minha alimentação com urgência. Obrigada…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zelidia, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Margareth

Bom dia! Obrigada pelas dicas!Tenho uma preocupação quanto ao vinho. Pela questão da pressão alta, tomando remédio pela manhã, uma taça de vinho à noite pode ajudar ?Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Margareth, como informa o cardiologista Dr. Rubens Mattar Júnior: “Não se deve ingerir mais do que 355ml de cerveja ou uma taça de vinho por dia”. Abraços.

Maria Aparecida de andrade queiroz

Bom dia! Dra obrigada pela as informações gostei muito! Preciso peder peso e gostaria de sua ajuda! Faço caminhada e também academia e não consigo perder peso! Abraço!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

IRIS DE FATIMA MARTINS

Sou hipertensa, e nao sabia qual alimentação correta, com essas dicas profissionais, fico feliz e seguraem ter uma alimentação saudável, vou seguir a risca. Em tempo ! parabenizo a iniciativa, de compartilhar, pois nem tds tem condições de consultar uma nutricionista obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iris, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Taylor moreira

Adorei saber como alimentar melhor. Tinha medo de comer açaí. Pois tenho 3 stents. Gosto muito de abacate e agora sei que posso comer. Muito obrigado .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Taylor, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.