Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?


  • +A
  • -A
Imagem do post Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?

Alimentos considerados cardio-protetores são aqueles que ajudam o organismo a evitar problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Portanto, podem contribuir para reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o bom (HDL), controlar o peso, reduzir triglicérides, dentre outros.  

 

Alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

 


“Azeite de oliva e a gordura do abacate, são excelentes para saúde do coração. Eles ajudam a
controlar a concentração de colesterol sanguíneo. Feijões, chocolates com cacau a 70 % para cima (até 20g por dia), aveia, chá verde e brócolis são outros alimentos cardio-protetores que devem fazer parte do nosso cardápio”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

Alguns desses alimentos possuem até mesmo mais de uma função para proteger a saúde cardíaca, então a combinação deles nas refeições diárias é muito benéfica. “Frutas vermelhas e arroxeadas (açaí, jabuticaba, morango, mirtilo, amora, framboesa) e o vinho, todos ricos em resveratrol e antocianina, regulam a pressão arterial e diminuem o risco de formação de placas de gordura”, afirma Ana Paula.

 

Ômega 3, vitaminas e minerais ajudam a proteger o coração

 


Fontes alimentares ricas em ômega 3
também são aliadas importantes dos cardiologistas, já que apresentam diversos benefícios ao sistema cardiovascular. O nutriente auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento das artérias, diminui os triglicérides,dentre outras funções importantes para a saúde. Dos alimentos que contém ômega 3, destacam-se os peixes (sardinha, salmão, atum), além de sementes, como linhaça, nozes e chia.

É indicado ainda o consumo de legumes, frutas e verduras em geral, pois estes possuem vitaminas e minerais fundamentais para diversas funções do organismo, incluindo o sistema cardiovascular. Caso essas fontes não consigam ser obtidas adequadamente na alimentação, o uso de suplementos com os nutrientes essenciais surge como opção.   

 

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cardiovascular
coracao
infarto
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Hipertensão: quais alimentos podem ser considerados cardio-protetores?"

Lauriene Lobato

Amei as orientações, agora vou saber o quer comer ??, sem medo ?? de errar.Obrigada!

Cuidados Pela Vida

Oi Lauriene, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Luiza

Amei a dica, ando muito tensa anciosa ,minha pressão elevou muito,farei tudo pra melhorar .

Cuidados Pela Vida

Oi Luiza, ficamos felizes que tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Zelidia

Amei lê tudo isso, vou mudar minha alimentação com urgência. Obrigada…

Cuidados Pela Vida

Olá Zelidia, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.