Herpes: Por que é importante manter a dieta em momentos de estresse?

  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral extremamente comum: estima-se que mais de 90% das pessoas no mundo já tenham contraído o vírus. No entanto, nem todas as pessoas apresentam os sintomas, como lesões e bolhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a manifestação das feridas tem uma relação direta com a imunidade do corpo. Entenda como a dieta e o estresse emocional podem contribuir para a piora da imunidade e para o aparecimento das lesões do herpes.

Estresse e má alimentação favorecem surtos de herpes

Diversos estudos afirmam que o estresse pode alterar o funcionamento do sistema imunológico e deixar o corpo mais vulnerável à ação de microrganismos causadores de doenças, como o vírus do herpes. Atualmente, muitas pessoas estão relatando mudanças de humor e o aumento da ansiedade provocado pelo período da quarentena, durante a pandemia do novo coronavírus, o que pode ser um fator de risco para as crises da doença.

Além disso, de acordo com a dermatologista Janine Pichler, manter os cuidados com a alimentação pode ser crucial para a prevenção das crises de herpes. “A dieta adequada é uma ferramenta muito importante para diminuir a frequência e a duração dos surtos de herpes, já que estudos apresentam uma relação direta entre a alimentação e a reativação deste vírus”, informa a especialista. Logo, ter uma boa alimentação em momentos de estresse pode ajudar a evitar o aparecimento dos sintomas do herpes. 

Aminoácido lisina contribui para a prevenção do herpes


A médica explica ainda que alguns alimentos devem ser evitados, pois podem contribuir para que o quadro se agrave. “
Alimentos ricos em arginina, como chocolate, amêndoas, nozes e aveia, devem ter seu consumo reduzido, pois favorecem a replicação do vírus, estimulando o aparecimento de novas feridas”, alerta Dra. Janine.

Por outro lado, o consumo ou a suplementação da lisina, um dos aminoácidos essenciais, pode fortalecer as defesas do corpo, ajudar no processo de recuperação das feridas do herpes e até evitá-las: “Os alimentos ricos em lisina, como carne, peixe, ovos, lentilhas e leite, ao contrário da arginina, atuam como protetores contra a replicação do vírus, diminuindo a possibilidade de surtos frequentes e reduzindo a duração da doença”.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Janine Pichler

Dra. Janine Pichler

Dermatologia

CRM: 173902 / SP

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Herpes: Por que é importante manter a dieta em momentos de estresse?"

Ana Cléria Barcellos de Setúbal

Bom dia !! A herpes qdo aparece se aloja no cóccix, esfou com a taxa baixa de Vitamina D3. Posso tomar sol qdo estiver com herpex?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana Cléria. Segundo a dermatologista Marisa Fujimura: “Fatores como excesso de sol e estresse deixam o sistema de defesa fragilizado, dificultando a ação dos linfócitos (células de defesa) para combater a presença do vírus no nosso organismo. Já o chocolate tem arginina, uma substância que favorece a ação do herpes. Seu excesso, portanto, deve ser evitado nos períodos de crise”. Em alguns casos, o reforço na alimentação pode não ser suficiente para a reposição da vitamina D. Nas pessoas com níveis muito reduzidos, a suplementação com medicamentos pode ser considerada. Essa possibilidade será avaliada por um médico com base no histórico do paciente e em exames que constatem a falta de vitamina D. Recomendamos a leitura desta matérias para mais detalhes sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/relacao-sol-estresse-chocolate-herpes e https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/driblar-falta-de-vitamina-d-quarentena. Abraços!

Mila

Descobri a dois dias o vírus herpes genital eu e meu esposo estamos fazendo o tratamento gostaria de saber quais alimentos devemos ingerir e quais não podemos, se a crise demora a passar? O que devemos fazer pra aumentar imunidade? Quais cuidados devemos tomar?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.