Hemorroidas: existem alimentos que podem prejudicar o quadro da doença?


  • +A
  • -A
Imagem do post Hemorroidas: existem alimentos que podem prejudicar o quadro da doença?

Tem gente que atribui o surgimento de hemorroidas ao tipo de alimentação que a pessoa portadora tem. No entanto, nenhuma comida é capaz de induzir o aparecimento da doença. “Se fosse assim, todos os nativos de culturas em que se come muita pimenta – alimento mais famoso por ‘causar’ esse mal – teriam a doença”, afirma o proctologista Fernando Valério. Saiba mais e descubra se existem alimentos proibidos.

O que é a hemorroida?

De acordo com o médico, a hemorroida se caracteriza pela dilatação das veias anais, algo que, segundo ele, pelo menos 50% das pessoas acima dos 50 anos já passaram por essa experiência, em ambos os sexos. “Esta dilatação ocorre porque há um aumento do fluxo de sangue na região e perda da fixação das veias no canal anal, por isso, os casos mais comuns são em pessoas acima dos 50 anos”, explica, afirmando que existem dois tipos de hemorroida: “São divididas em internas e externas. No caso das internas, o tratamento é mais simples, enquanto que as externas a recomendação é, em quase 100% dos casos, cirúrgica”, afirma.

Cuidados essenciais com a alimentação

Apesar de nenhum tipo de alimento causar o surgimento das hemorroidas, se elas já estiverem aparentes, o quadro muda de figura. “Se o indivíduo que sofre com a doença ingerir alimentos condimentados, apimentados e ricos em gorduras, as hemorroidas podem inflamar ainda mais e piorar. Portanto, evitem todo tipo de alimento industrializado, condimentado e apimentado”, alerta.

Alimentos que auxiliam no trato das hemorroidas

De acordo com Fernando Valério, alguns alimentos contribuem para uma boa circulação sanguínea e, consequentemente, previnem novos casos de hemorroidas. “Junto ao tratamento medicamentoso, recomendo um consumo maior de fibras, pois alivia a constipação e o esforço para evacuar – principais formas que as pessoas pressionam o ânus”, comenta, indicando alimentos como aveia, alface, cereais integrais e frutas. “A ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia é essencial, pois o trato intestinal precisa de líquidos para conduzir as fibras que serão consumidas”.

Dr. Fernando Valério é proctologista – CRM 87001

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hemorroidas: existem alimentos que podem prejudicar o quadro da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.