Hemorroidas: A alimentação pode auxiliar o tratamento? Como?


  • +A
  • -A

As hemorroidas são veias localizadas no reto ou no ânus que sofrem um processo inflamatório, podendo causar dor, coceira, inchaço e sangramento. Ao notar o problema, é muito importante procurar ajuda médica para receber o diagnóstico e conhecer as medidas necessárias para o tratamento. Mudanças na alimentação estão entre elas.

 

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas


“A alimentação é muito importante para as pessoas que estão fazendo tratamento de doença hemorroidária. As fezes têm um pH perto do neutro, mas quando os alimentos tornam esse pH mais ácido, a acidez pode irritar a região do ânus e do reto,
piorando as hemorroidas e seus sintomas“, afirma a clínica médica Sarina Occhipinti Magalhães.

Segundo a profissional, é necessário, portanto, evitar o consumo de alimentos que deixam as fezes mais ácidas. “Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica. Para os três últimos alimentos, recomenda-se o consumo apenas uma vez por semana.

 

Aumentar ingestão de água é importante para tratamento


Por outro lado, a recomendação dos especialistas é
aumentar o consumo de fibras, frutas e grãos e, principalmente, de água. A água melhora a consistência das fezes e evita a necessidade de fazer muito esforço na evacuação, o que poderia piorar o quadro de hemorroidas.

Além disso, Sarina aconselha os pacientes em tratamento a fazerem banhos de assento com bacia e água morna. “É muito importante também (e eu falo isso para todas as pessoas, mesmo aquelas que não sofrem de doença hemorroidária), nunca esfregar a região anal, seja com papel higiênico ou com toalha após o banho. Ao enxugar, dar leves tapinhas com a toalha, sem esfregar”, completa a nutróloga.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Sarina Occhipinti

Dra. Sarina Occhipinti

Clínica Médica

CRM: 27926 / MG

TAGS
alimentacao
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Hemorroidas: A alimentação pode auxiliar o tratamento? Como?"

Alexandre

As hemorroidas tem como serem operadas ou somente tratadas o resto da vida?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alexandre. Agradecemos seu comentário. As hemorroidas podem ser externas ou internas, e geralmente os cuidados são caseiros. Mas em alguns casos mais graves de hemorroida, pode haver a necessidade de uma intervenção cirúrgica ou tratamentos alternativos. Geralmente são usados em pacientes com dor que não responderam a outros tratamentos para curar a hemorroida. Para remove-las, o proctologista deve escolher a técnica mais indicada para cada caso, porque elas variam dependendo do tipo de hemorroida que o paciente possui. Sendo assim, não deixe de procurar seu médico de confiança, para avaliação e indicação do melhor tratamento. Abraços!

sonia

eu tenho hemorroidas e sangra não e sempre

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sonia. Somos gratos por comentar em nossa página! Seguir o tratamento e recomendações indicadas, são fundamentais. Sempre que houver sangramento, não hesite em procurar um médico especialista. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.