Por que algumas gorduras, como o ômega 3, são boas para a saúde do coração?


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O ômega 3 é um nutriente importante para a saúde em diversas esferas, incluindo a cardiovascular. Estudos apontam que o consumo de alimentos ricos nessa gordura poli-insaturada ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de problemas como infarto e hipertensão, pois ela ajuda a prevenir o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dentre outras coisas.

“A expressão ‘somos o que comemos’ é perfeita quando falamos em ingestão de ácidos graxos ômega 3. Considerada boa, essa gordura poli-insaturada se integra à membrana das células do nosso corpo, tornando-as mais saudáveis. O mesmo ocorre nas estruturas cardíacas e por isso podemos classificar o ômega 3 como um ácido graxo cardio-protetor”, afirma a nutricionista Ana Paula Moura.

 

Principais fontes de ômega 3 na alimentação

 

A especialista explica que esse efeito protetor do ômega 3 está ligado a um dos ácidos que o compõem, o eicosapenta­enoico (EPA). Ele possui ação anti-inflamatória; previne a formação de trombos (coágulos), que podem provocar AVC; e reduz a pressão arterial, os níveis de triglicerídeos e o colesterol LDL no sangue. “Além do EPA, há no ômega 3 o DHA (ácido docosahexaenoico), que é mais importante para a saúde do cérebro”, completa.

Este conjunto de fatores ajuda a proteger o coração de infartos e arritmias, o que torna importante o consumo de alimentos ricos em ômega 3, pois o corpo humano não produz EPA e DHA. Por isso são chamados ácidos essenciais. “Peixes de água fria, dos países nórdicos, são as melhores fontes de ômega 3 e com a melhor relação EPA/DHA, mas sardinha, salmão e atum também apresentam uma boa quantidade. Podemos utilizar ainda linhaça, nozes e semente de chia”, afirma Ana Paula.

 

Suplementação de ômega 3

 


Caso os níveis recomendados de ômega 3 não sejam obtidos apenas com a alimentação, a suplementação surge como uma boa opção. Contudo, é preciso ter alguns cuidados. “É importante que o suplemento seja recomendado por um profissional habilitado, visto que precisa ser um produto adequado nas proporções de EPA/DHA. Caso esta relação não esteja balanceada, o efeito deste suplemento não será o esperado”, conclui a especialista.

 

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

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