A falta de cálcio na dieta pode causar algum efeito imediato?


  • +A
  • -A

O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o corpo. É graças a sua atuação no organismo que o coração é capaz de bater no ritmo correto, que os músculos funcionam de maneira adequada e que o esqueleto e dentes fortes são construídos na infância e adolescência. Mas, se o corpo não receber a quantidade de cálcio de que precisa ao longo da vida adulta, todas essas funções podem ser prejudicadas.

Organismo retira cálcio dos ossos quando há deficiência desse nutriente


Segundo o ortopedista Guilherme Falótico, o organismo tem uma alternativa em casos de falta de cálcio: “Uma dieta pobre em cálcio normalmente não produz efeitos imediatos, visto que o organismo aumenta a produção de um hormônio chamado PTH, que retira cálcio dos ossos de forma a manter estável o nível desse nutriente no sangue”.

O problema é que isso pode ser prejudicial com o passar dos anos. “Já em longo prazo, a alimentação pobre em cálcio pode predispor à osteopenia e à osteoporose“, explica o médico. A osteopenia é a condição caracterizada pela perda de massa óssea em um estágio menos crítico, mas que pode provocar o desenvolvimento da osteoporose.

Falta de cálcio prejudica a memória


Quando há uma quantidade de cálcio abaixo do necessário por um tempo prolongado, o organismo reage com irritabilidade, ansiedade, formigamento, espasmos musculares e até problemas de memória. A melhor maneira de impedir que isso aconteça é manter uma alimentação rica em cálcio durante toda a vida, mas principalmente na infância, época em que ossos e dentes estão sendo formados.

Vegetais com folhas verde-escuras, leite e produtos derivados são ricos em cálcio e devem estar presentes na alimentação. Também é importante associá-los ao consumo de vitamina D, fósforo e magnésio, à exposição saudável à luz solar e à prática de atividades físicas, que fortalecem a musculatura e protegem o esqueleto.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A falta de cálcio na dieta pode causar algum efeito imediato?"

Elsa Roseli Peccolo

Eu tenho 56 anos, tenho falta de cartilagem nós dois joelhos, será que foi por falta de cálcio. Abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elsa, questões genéticas, obesidade e atividade física de alto impacto estão associados ao desenvolvimento da artrose, atualmente mais conhecida como osteoartrite, um processo inflamatório e degenerativo das articulações ósseas. Como afirma o ortopedista Dr. Marco Tulio Caldas: “Sabe-se que fatores anatômicos, biomecânicos, genéticos e hormonais podem influenciar este quadro”. Siga corretamente o tratamento prescrito pelo seu médico. Abraços.

Sheila Guerra

Boa tarde, gostaria muito que voltasse o SISTEMA DE DESCONTOS já que é uma medição usada por idosos com seus salários estagnados neste País e com necessidade de usar o medicamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sheila, O Programa Cuidados pela Vida é um programa de benefícios que faz parte do compromisso Aché Laboratórios em assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde. Os produtos participantes estão disponíveis no nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br item Produtos Participantes. Caso você queira deixar alguma sugestão entre em contato conosco através do e-mail contato@cuidadospelavida.com.br

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.