Existem alimentos que podem complicar um quadro de varizes?

  • +A
  • -A

As varizes são veias insuficientes e dilatadas que podem causar dores, inchaço, além do incômodo estético com o aparecimento de pequenos vasinhos nas pernas. O tratamento varia de acordo com o grau da doença, mas medicamentos com outras intervenções indicadas pelo médico garantem ótimos resultados. No dia a dia, uma dieta equilibrada pode ser uma grande aliada para melhorar a circulação sanguínea de forma geral. “Não existe uma alimentação específica somente para combater varizes. Existem alimentos que ajudam na manutenção da boa circulação de uma forma geral”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.

Saiba quais alimentos evitar para não prejudicar a circulação sanguínea

O sal é inimigo número um da circulação. O alimentação retém líquido no nosso organismo, o que dificulta o bombeamento do sangue, resultando na pressão arterial elevada. “O ideal é manter a distância de alimentos industrializados, especialmente os instantâneos, como sopas e temperos. Eles contêm muito sódio e são vilões da boa circulação. O consumo excessivo dessa substância é um dos fatores de risco da hipertensão arterial”, afirma a médica, ressaltando a importância de alimentos naturais, de preferência orgânicos.

Confira a lista de substâncias que auxiliam nosso organismo a ter uma boa circulação

A angiologista indica uma alimentação incluindo muitas frutas, legumes e verduras. “Um grande levantamento feito aponta que cinco porções diárias de vegetais reduzem o risco de morte em 25%. A orientação já havia sido estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas infelizmente 90% dos brasileiros não seguem a regra”, diz a médica. Veja a lista de substâncias e quais alimentos consumir para uma boa circulação:

– Vitamina C:  auxilia no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, ajuda na prevenção de doenças vasculares, como a aterosclerose. Esse nutriente é encontrado em algumas frutas e outros alimentos, como, por exemplo, laranja, limão, morango, kiwi e brócolis.

– Gordura insaturada: amendoim, nozes, castanhas e amêndoas são alimentos que contém gordura insaturada, que beneficia as artérias, além de possuir propriedades antioxidantes.  O azeite de oliva também possui gorduras insaturadas e outros componentes que são favoráveis às veias e artérias.

– Amido resistente: presente na batata doce, auxilia na redução da fração nociva do colesterol (LDL) e, consequentemente, contribui na prevenção de doenças vasculares.

– Ômega 3: além de auxiliar na redução dos níveis do colesterol LDL no organismo, também diminuem os riscos de coagulação e inflamações nos vasos sanguíneos. Ele é encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha e também em outros alimentos, como nozes, castanhas, sementes de chia e linhaça.

– Licopeno: é a substância responsável pela cor vermelha de alguns alimentos, como o tomate. Ele é um potente antioxidante que auxilia na prevenção de doenças vasculares, como a obstrução das artérias, por exemplo.

– Polifenóis: são compostos bioativos que estão presentes em alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes, frutas e cereais. Eles melhoram o funcionamento do sistema circulatório, pois colaboram na proteção das células contra os radicais livres, além de auxiliarem na redução do acúmulo de gordura no organismo.

– Fibras alimentares: auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol LDL (o chamado colesterol “ruim”) no sangue. Elas estão presentes em cereais, grãos, frutas e verduras.

– Alicina:  presente no alho, possui componentes que reduzem a capacidade de coagulação do sangue, inibem processos inflamatórios e ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos.

– Potássio: tem várias funções importantes, incluindo regulação da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Ajuda a eliminar o sódio e os produtos industrializados das células e, consequentemente do corpo, pela urina. Boas fontes de potássio: manga palmer, extrato de tomate, banana nanica, milho, mandioquinha e romã.

– Vitamina E: estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial. Promove saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças como derrame e infarto. Pode-se obter mais de 90% do valor diário de vitamina E em apenas um quarto de xícara de sementes de girassol.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thayane Guimarães

Dra. Thayane Guimarães

Angiologia

CRM: 52-943410 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

58 comentários para "Existem alimentos que podem complicar um quadro de varizes?"

sueli

tenho má circulação, o que faço pra melhorar o cansaço das pernas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sueli, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Cleonice

Gostei muito dessas orientações!!Muito obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleonice, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Fátima

Orientação excelente, que a partir de agora vou seguir.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Neuza do Carmo nascimento

Gostei, das dicas vou seguir tenho má circulação, problema de tiróide obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neuza, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Isis Dias

Obrigada pela informação foi muito válida!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isis, ficamos felizes que tenha gostado!

Reginaldo

Essas orientações estão corretas para quem quer ter uma vida saudável, gostei muito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Reginaldo, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Elza Bueno da Silva

Gostari de fazer um tratamento das varises ja fis de uma ves

Rosângela Barbosa de Oliveira

Gostei muito da orientação. Sinto muitas dores nas pernas.Vou fazer dessa orientação um hábito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosângela, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Lucia Quintal Mendonça da FONSECA

Gostei muito das orientações Achei muito interessante obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

jovaldy maria

muito interessante suas orientações,estarei no aguardo de outras assim importantes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jovaldy, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Larina F Mello

Moro na Ilha do Governador/RJ, nao encontro um medico bom para esclerose, estou precisando muito, me indica um aqui na Ilha do Gov.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Larina, infelizmente não temos como ter acesso a essa informação. Tente buscar em clínicas ou hospitais próximos a você. Abraços.

Gilvania nascimento dos santos de Souza

Amei as dicas. Tenho 29 anos mas desde os 22 tenho várias e vasos, o quê faço pra diminui_las ? E ao mesmo tempo sinto muitas dores, o que posso fazer pra acalmar esses sintomas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilvania, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o tratamento adequado. Orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Maria Luiza de Matos Reis

Nossa muito bom.estou sofrendo com varizes vô tira uma safena.agora vô cópia as receitas.obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria. Continue nos acompanhando para receber mais dicas e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Abraços.

neide

parabens pelo informativo,pois tenho problema com circulacao e tireoide.e nao sabia dos alimentos que fazem bem.tinha uma pequena nocao.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neide. Agradecemos seu comentário. Conforme informado na matéria o maior vilão nesse caso é o sal e alimentos industrializados. Continue nos acompanhando para receber mais informações e matérias com dicas de saúde, informações sobre doenças e tratamentos. Até a próxima.

Cláudio

Sinto muita dor na perna esquerda já fiz ultra-som e ainda não tenho um prognóstico correto já tomei diosmin e uso meia de compressão vc pode mim fazer uma variação e também as vezes fico com o braço e o dedo da mão adormecido mim ajudem tem consulta com o vascular só pra março

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cláudio. Só é possível realizar uma avaliação diante de uma consulta presencial e após os exames necessários. Na sua próxima consulta converse com seu médico e informe sobre os sintomas, para que ele possa investigar a causa e indicar o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Jose jjulio neto

achei muito bom pois tenho ha muito tempo varizes, tenho no coração valva aorta metalica ja tomo remédio para afinar o sangue.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jose. Continue nos acompanhando para receber mais informações como essa. Até logo.

Gel

Oi, tenho bastante dores nas pernas e quando massageio sinto como fosse uns nódulos internos, já fiz cirurgia vascular mais as dores são muito fortes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gel. O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. Converse com seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Mary Gonçalves

Muito boa explicação. Gostei muito.Por favor me respondam. Eu tive Trombose extensa e tromboembolismio pulmonar maciço bilateral. Há alguma contra indicação usar medicamento Xarelto para o resto da vida ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mary. Agradecemos seu comentário. Só possível indicar e orienta-lá de forma completa diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa verificar o tratamento e medicamento mais adequado para você. Até logo.

iara

gosto muito deste site porque tenho 53 anos e tenho micro varizes que já são escurecidas e evito muitos alimentos que possam aumentar problema

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Iara. As varizes provocam sintomas incômodos capazes de atrapalhar significativamente a qualidade de vida. O fator crucial para amenizar os sintomas de forma eficaz, é buscar orientação e auxílio de um angiologista, para que seja indicado o tratamento mais adequado para você. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até logo.

vanessa

bom dia!!!gostaria de saber pq quem é portador de Lúpus tem uma “tendencia” maior com as varizes.. obrigada da atencao,

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vanessa. O lúpus talvez seja a mais característica das doenças autoimunes. É uma doença riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. O lúpus pode atacar pele, rins, articulações, pulmão, coração, vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal entre outros órgãos e tecidos. Procure um médico para que diante de uma consulta presencial você seja orientada de forma completa. Até breve.

Miriam

Gostei das informações. Mas gostaria de saber como preparar as sementes de girrasol??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriam. Para consumi-las, além de poder usar sua criatividade, já que o sabor delas não tende a alterar o de outros alimentos, você pode utilizá-las como complementos de saladas verdes, sopas, risotos e massas. Se você quiser, pode misturar sementes de girassol aos ovos mexidos, garantindo assim um sabor incrivelmente singular. Abraços.

Girlene

Oi ,boa noite ! Gostei muito das orientações, pois tenho varizes e muitas dessas substância já adquiro no meu dia a dia e agora vou completar outras que não sabia . Agradeço pela dicas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Girlene. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue por aqui para receber mais dicas como essa. Até logo.

Cristina

Maravilha! Muito bom!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina. Continue nos acompanhando para receber mais matérias como essa. Até breve!

Nédua Colber de Lemos

Condimento, faz mal a varizes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nédua. Conforme a orientação da Dra. Thayane Guimarães. “O ideal é manter a distância de alimentos industrializados, especialmente os instantâneos, como sopas e temperos (condimentos), pois eles contêm muito sódio e são vilões da boa circulação”. Abraços!

Jose

A pergunta da minha vida é: Há alguém aqui que coma sementes de girassol?

Jose Roberto

Bom dia! gostei muito das dicas. Tenho muitas varizes, fui ao especialista , faz uns três anos. E não voltei. Mas prometo retornar mais rápido possível. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jose. Ficamos contentes que esteja satisfeito com a matéria, esse é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Seu engajamento e iniciativa para retornar ao especialista é fundamental, o profissional irá avaliar e indicar o tratamento adequado de acordo com seu caso. Desejamos sucesso. Abraços!

Ednira

Ótima matéria! Como me ajudou! Embora já tenha o hábito de consumir muitas frutas, principalmente a banana, lergumes, verduras, limão, tomate e principalmente muito alho, tenho problema de circulação e fiquei sabendo de outros hábitos também muito importantes que ainda não tenho. Gostei muito das dicas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ednira. Ficamos extremamente contentes em saber que nossa matéria lhe agradou. Sabemos os benefícios que bons hábitos, como uma alimentação saudável, causam a saúde. É fundamental que mantenha. Continue acompanhando nossas publicações. Abraços!

Paulo de Queiroz Pinheiro

Eu tenho uma Úlcera varicosa e venho tratando a anos. Resultado de um jogo de futebol de salão que eu não queria jogar. Foi contra os alunos do colegial e como eatávamos ganhando de 7 a 2 , começaram a chutar os professores . O de Química teve ruptura dos ligamentos da rótula , o de Ed. Física , fratura do tornozelo e eu , fui o último a ser chutado , ocasionando a ruptura da safena da perna direita . A hemorragia foi interna , gerando dor e ardor na perna . Anos depois fiz a extração da safena e fiquei com um retorno de sangue deficitário . Surgiram então as úlceras . Com tratamento e repouso fecham , mas futuramente voltam a abrir . Hoje estou lutando para fechar uma úlcera , de formato mais ou menos elíptico , com raio maior de 7cm . Já conhecia algumas das suas informações , mas outras são novas . Se quiser , posso lhe enviar fotos . É só enviar o seu whatsapp para o meu , (11) 99863-0382 . Obrigado . Prof. Paulo .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Para indicar algo seguro e eficaz no seu caso, você precisa procurar um médico o mais breve possível. Desejamos melhoras.

Neuza

Minhas varizes estão inflamadas desde dezembro de 2018, mesmo com tratamento, não melhora.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neuza. Recomendamos que retorne em consulta e relate ao médico sobre os incômodos que sente, verifique junto ao profissional outros meios de tratamentos, o mesmo irá avaliar a indicar de acordo com seu caso. Estimamos melhoras!

Ben-Hur

Sou filho de Médico Vascular e percebo a importância de procurar um médico vascular caso sinta sintomas como inchaço ou dores nas pernas e ou aparecimento de veias que se destacam pelo volume e parência fora do normal. Esses sintomas podem estar relacionado com Trombose Venosa Profunda (TVP) que a maior causa de mortes no mundo pelo o que eu entendi.Segue o contato do Dr. Ben-Hur (Médico Vascular) 11 9 84474735 e Dr. Marco Munia (Cirurgião Vascular) 9 85937245

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.