Existem alimentos que podem complicar um quadro de varizes?


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As varizes são veias insuficientes e dilatadas que podem causar dores, inchaço, além do incômodo estético com o aparecimento de pequenos vasinhos nas pernas. O tratamento varia de acordo com o grau da doença, mas medicamentos com outras intervenções indicadas pelo médico garantem ótimos resultados. No dia a dia, uma dieta equilibrada pode ser uma grande aliada para melhorar a circulação sanguínea de forma geral. “Não existe uma alimentação específica somente para combater varizes. Existem alimentos que ajudam na manutenção da boa circulação de uma forma geral”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.

Saiba quais alimentos evitar para não prejudicar a circulação sanguínea

O sal é inimigo número um da circulação. O alimentação retém líquido no nosso organismo, o que dificulta o bombeamento do sangue, resultando na pressão arterial elevada. “O ideal é manter a distância de alimentos industrializados, especialmente os instantâneos, como sopas e temperos. Eles contêm muito sódio e são vilões da boa circulação. O consumo excessivo dessa substância é um dos fatores de risco da hipertensão arterial”, afirma a médica, ressaltando a importância de alimentos naturais, de preferência orgânicos.

Confira a lista de substâncias que auxiliam nosso organismo a ter uma boa circulação

A angiologista indica uma alimentação incluindo muitas frutas, legumes e verduras. “Um grande levantamento feito aponta que cinco porções diárias de vegetais reduzem o risco de morte em 25%. A orientação já havia sido estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas infelizmente 90% dos brasileiros não seguem a regra”, diz a médica. Veja a lista de substâncias e quais alimentos consumir para uma boa circulação:

– Vitamina C:  auxilia no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, ajuda na prevenção de doenças vasculares, como a aterosclerose. Esse nutriente é encontrado em algumas frutas e outros alimentos, como, por exemplo, laranja, limão, morango, kiwi e brócolis.

– Gordura insaturada: amendoim, nozes, castanhas e amêndoas são alimentos que contém gordura insaturada, que beneficia as artérias, além de possuir propriedades antioxidantes.  O azeite de oliva também possui gorduras insaturadas e outros componentes que são favoráveis às veias e artérias.

– Amido resistente: presente na batata doce, auxilia na redução da fração nociva do colesterol (LDL) e, consequentemente, contribui na prevenção de doenças vasculares.

– Ômega 3: além de auxiliar na redução dos níveis do colesterol LDL no organismo, também diminuem os riscos de coagulação e inflamações nos vasos sanguíneos. Ele é encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha e também em outros alimentos, como nozes, castanhas, sementes de chia e linhaça.

– Licopeno: é a substância responsável pela cor vermelha de alguns alimentos, como o tomate. Ele é um potente antioxidante que auxilia na prevenção de doenças vasculares, como a obstrução das artérias, por exemplo.

– Polifenóis: são compostos bioativos que estão presentes em alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes, frutas e cereais. Eles melhoram o funcionamento do sistema circulatório, pois colaboram na proteção das células contra os radicais livres, além de auxiliarem na redução do acúmulo de gordura no organismo.

– Fibras alimentares: auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol LDL (o chamado colesterol “ruim”) no sangue. Elas estão presentes em cereais, grãos, frutas e verduras.

– Alicina:  presente no alho, possui componentes que reduzem a capacidade de coagulação do sangue, inibem processos inflamatórios e ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos.

– Potássio: tem várias funções importantes, incluindo regulação da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Ajuda a eliminar o sódio e os produtos industrializados das células e, consequentemente do corpo, pela urina. Boas fontes de potássio: manga palmer, extrato de tomate, banana nanica, milho, mandioquinha e romã.

– Vitamina E: estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial. Promove saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças como derrame e infarto. Pode-se obter mais de 90% do valor diário de vitamina E em apenas um quarto de xícara de sementes de girassol.

Dra. Thayane Guimarães é angiologista e cirurgiã vascular especialista em diagnóstico vascular não-invasivo, flebologia, linfologia, tratamento de varizes com laser – CRM 52943410

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23 comentários para "Existem alimentos que podem complicar um quadro de varizes?"

sueli

tenho má circulação, o que faço pra melhorar o cansaço das pernas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sueli, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Cleonice

Gostei muito dessas orientações!!Muito obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleonice, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Fátima

Orientação excelente, que a partir de agora vou seguir.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Neuza do Carmo nascimento

Gostei, das dicas vou seguir tenho má circulação, problema de tiróide obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neuza, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Isis Dias

Obrigada pela informação foi muito válida!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isis, ficamos felizes que tenha gostado!

Reginaldo

Essas orientações estão corretas para quem quer ter uma vida saudável, gostei muito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Reginaldo, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Elza Bueno da Silva

Gostari de fazer um tratamento das varises ja fis de uma ves

Rosângela Barbosa de Oliveira

Gostei muito da orientação. Sinto muitas dores nas pernas.Vou fazer dessa orientação um hábito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosângela, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Lucia Quintal Mendonça da FONSECA

Gostei muito das orientações Achei muito interessante obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

jovaldy maria

muito interessante suas orientações,estarei no aguardo de outras assim importantes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jovaldy, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Larina F Mello

Moro na Ilha do Governador/RJ, nao encontro um medico bom para esclerose, estou precisando muito, me indica um aqui na Ilha do Gov.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Larina, infelizmente não temos como ter acesso a essa informação. Tente buscar em clínicas ou hospitais próximos a você. Abraços.

Gilvania nascimento dos santos de Souza

Amei as dicas. Tenho 29 anos mas desde os 22 tenho várias e vasos, o quê faço pra diminui_las ? E ao mesmo tempo sinto muitas dores, o que posso fazer pra acalmar esses sintomas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilvania, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o tratamento adequado. Orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

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