Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, deixando-os mais fracos e vulneráveis a fraturas. Por isso, para prevenir e tratar a doença, o portador precisa ficar atento não apenas aos remédios e tratamentos indicados pelo médico, como também à alimentação. “Existem alimentos que devem ser evitados, pois eles bloqueiam a absorção de cálcio no organismo, principal nutriente – junto à vitamina D – que controla e combate a doença”, afirma o ortopedista Marcos Britto. Saiba mais!

Quais hábitos alimentares que o portador de osteoporose deve evitar?

Segundo Marcos, quem tem osteoporose pode comer (quase) de tudo, o cuidado está na mistura de certos alimentos com leite e derivados – principal fonte de cálcio para o organismo. Por isso, evite comer simultaneamente com latícinios:  espinafre, batata doce, feijão (ricos em oxalatos), e fontes de ferro, como carne e peixe, pois o ferro anula a absorção do cálcio. “Evite, também, o consumo de sobremesas como pudins e iogurtes em refeições principais”, explica.

O médico destaca também a importância de diminuir o consumo de sal na alimentação, pois o alto nível de sódio aumenta a perda de cálcio pela urina. “O mesmo vale para a cafeína, por isso, evite refrigerantes, chá-preto, chá verde e bebidas com o componente”, recomenda.

E quais hábitos devem ser incluídos na rotina alimentar?

O médico atenta para a importância do consumo de leite. “Leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio e, de prefência, os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo. É muito mais fácil absorvê-lo quando ele está misturado à proteína do leite”, explica.

O consumo de leite e derivados até os 30 anos de idade previne a osteoporose

Marcos afirma que, para prevenção de osteoporose, o indicado é que se inclua na rotina alimentar laticínios desde cedo, pois dos 0 aos 30 anos é o período que o corpo faz boa parte da reserva de cálcio. “Se a pessoa ingeriu uma boa quantidade de cálcio nesses 30 anos, a chance de ter osteoporose é bem menor. Essa é a melhor prevenção da doença. Lembre-se sempre que tomar leite é bom!”, atenta.

Dr. Marcos Britto é médico ortopedista, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. CRMRJ 52.538620. Para mais informações, consulte o site http://www.marcosbritto.com

TAGS
alimentacao
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?"

Ricardo

Além do leite, quais são as outras fontes de cálcio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/vantagens-alimentos-origem-animal-ricos-calcio
Abraços.

Herberto Hentschel

Como fica o leite consumido com achocolatados para quem tem osteoporose ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Herberto, o chocolate possui em seu composição o ácido oxálico, esse componente aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Abraços.

Sonia Simioni

Dr Marcos Brito, por acaso vc morava na Rua Abegoaria na adolescencia?

Izabel Cristina Calaça de Lima

Tenho dúvida entre cálcio e ferro. Com consumir. Os dois ou ñ??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Izabel, converse com o seu médico, ele poderá te orientar a respeito do tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Miriam

A retirada das glândulas tireóide é um fator de diminuição da absorção de cálcio ? Em 2013 descobri 3 nódulos e após exames vários optarem por retirar, já estou com osteopenia. Tenho 63 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriam, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/baixa-absorcao-calcio-principais-causas
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.