Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?


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A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, deixando-os mais fracos e vulneráveis a fraturas. Por isso, para prevenir e tratar a doença, o portador precisa ficar atento não apenas aos remédios e tratamentos indicados pelo médico, como também à alimentação. “Existem alimentos que devem ser evitados, pois eles bloqueiam a absorção de cálcio no organismo, principal nutriente – junto à vitamina D – que controla e combate a doença”, afirma o ortopedista Marcos Britto. Saiba mais!

Quais hábitos alimentares que o portador de osteoporose deve evitar?

Segundo Marcos, quem tem osteoporose pode comer (quase) de tudo, o cuidado está na mistura de certos alimentos com leite e derivados – principal fonte de cálcio para o organismo. Por isso, evite comer simultaneamente com latícinios:  espinafre, batata doce, feijão (ricos em oxalatos), e fontes de ferro, como carne e peixe, pois o ferro anula a absorção do cálcio. “Evite, também, o consumo de sobremesas como pudins e iogurtes em refeições principais”, explica.

O médico destaca também a importância de diminuir o consumo de sal na alimentação, pois o alto nível de sódio aumenta a perda de cálcio pela urina. “O mesmo vale para a cafeína, por isso, evite refrigerantes, chá-preto, chá verde e bebidas com o componente”, recomenda.

E quais hábitos devem ser incluídos na rotina alimentar?

O médico atenta para a importância do consumo de leite. “Leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio e, de prefência, os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo. É muito mais fácil absorvê-lo quando ele está misturado à proteína do leite”, explica.

O consumo de leite e derivados até os 30 anos de idade previne a osteoporose

Marcos afirma que, para prevenção de osteoporose, o indicado é que se inclua na rotina alimentar laticínios desde cedo, pois dos 0 aos 30 anos é o período que o corpo faz boa parte da reserva de cálcio. “Se a pessoa ingeriu uma boa quantidade de cálcio nesses 30 anos, a chance de ter osteoporose é bem menor. Essa é a melhor prevenção da doença. Lembre-se sempre que tomar leite é bom!”, atenta.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcos Britto

Dr. Marcos Britto

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 52.53862-0 / RJ

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29 comentários para "Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?"

Ricardo

Além do leite, quais são as outras fontes de cálcio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/vantagens-alimentos-origem-animal-ricos-calcio
Abraços.

Herberto Hentschel

Como fica o leite consumido com achocolatados para quem tem osteoporose ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Herberto, o chocolate possui em seu composição o ácido oxálico, esse componente aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Abraços.

Sonia Simioni

Dr Marcos Brito, por acaso vc morava na Rua Abegoaria na adolescencia?

Izabel Cristina Calaça de Lima

Tenho dúvida entre cálcio e ferro. Com consumir. Os dois ou ñ??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Izabel, converse com o seu médico, ele poderá te orientar a respeito do tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Miriam

A retirada das glândulas tireóide é um fator de diminuição da absorção de cálcio ? Em 2013 descobri 3 nódulos e após exames vários optarem por retirar, já estou com osteopenia. Tenho 63 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriam, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/baixa-absorcao-calcio-principais-causas
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Helena Kawachi

pelo que foi dito na matéria acima, é melhor consumir leite SEM LACTOSE?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena, de acordo com a matéria leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio e, de preferência, os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo. É muito mais fácil absorvê-lo quando ele está misturado à proteína do leite. Abraços.

rosana

minha mãe teve uma fratura na coluna por causa da osteoporose está com muita dor, passou por varios ortopedistas e nada resolve: essa fratura é que causa toda essa dor? existe alguma coisa para se fazer?Pois a medicação não faz efeito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, pode-se constatar a causa da dor após exames específicos com o ortopedista. Para amenizar os sintomas é muito importante continuar seguindo o tratamento indicado, e quando possível sinalizar o médico sobre o aumento das dores para que ele possa alterar o tratamento ou complementar o tratamento atual com novas prescrições. Até logo.

marcia

Olá. Não ficou muito claro sobre o tipo de leite. É melhor o com baixa lactose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcia, de acordo com a matéria leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio e, de preferência, os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo. Ou seja o leite sem lactose possui menos gordura e menos açúcar tornando-o mais saudável. Até breve.

Val

Eu entendi bem e deve-se dar preferência de consumo para o leite sem lactose? A construção da frase me deixou confusa. Agradeço se tiver um retorno de minha dúvida e, principalmente, se vier com um artigo científico que aborde esse assunto, pois não consegui encontrar bases teóricas para isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Val, de acordo com a matéria leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio e, de preferência, os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo. Ou seja o leite sem lactose possui menos gordura e menos açúcar tornando-o mais saudável. Até logo.

Helena

No paragrafado onde fala do leite não entendi se é benéfico ou não o sem lactose

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena, o leite sem lactose possui menos gordura e menos açúcar tornando-o mais saudável. Abraços.

Paulo cesar

Também fiquei em dúvida sobre o consumo de leite sem LACTOSE, conforme a Helena. Poderia esclarecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Paulo, o leite sem lactose possui menos gordura e menos açúcar tornando-o mais saudável. Até breve.

Terezinha josefa de macedo

Bom dia,tenho 58 anos!há 10 anos tenho hipotireoidismo, e há 6meses descobri que tenho osteoporose! na lombar,e quadril direito!faço atividade física, trabalho 8 hrs sentada! Minha dúvida é, adoro Tomar o kefír de leite.sera que prejudica absorção do cálcio? Tomo osteoban uma vez ao mês!! Obrigada..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Terezinha, conforme informado na matéria, Leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio. O médico destaca também a importância de diminuir o consumo de sal na alimentação, pois o alto nível de sódio aumenta a perda de cálcio pela urina. “O mesmo vale para a cafeína, por isso, evite refrigerantes, chá-preto, chá verde e bebidas com o componente”, recomenda. Até logo.

Rosana Silva

Entendi que o ferro, 0 sal dificultam o absorção do cálcio. Mas não Entendi Sobre o leite. É importante ou não. Devo ou não consumir leite¿Evitar iogurte nas refeições principais, procurar leite sem lactose. Mas o leite e recomendável ou não?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, de acordo com a matéria leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio. Dr. Marcos Britto afirma que, para prevenção de osteoporose, o indicado é que se inclua na rotina alimentar laticínios desde cedo, pois dos 0 aos 30 anos é o período que o corpo faz boa parte da reserva de cálcio. Até logo.

Marilu

Deu pra perceber que a construção do parágrafo que fala sobre o leite sem lactose está confusa. Mesmo lendo os comentários, continuei com dúvida.Sei que o leite sem lactose tem menos gordura e é mais saudável. Porém, no parágrafo do doutor está escrito “os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo”, dando a entender que a versão sem lactose dificulta a absorção do cálcio. E no final do parágrafo, está escrito “É muito mais fácil absorvê-lo (o cálcio) quando ele está misturado à proteína do leite”.Ué, a lactose não é a proteína do leite? Se sim, parece que a recomendação é para ingerir leite COM lactose.Estou equivocada?

Fernanda Pais

O leite fermentado através do Kraft fica sem lactose?Ou é fake?Faço uso dos derivados do leite kref. Poderia me orientar.

João S. Ventura

Devia ter sido dada atenção ao comentário da Marilu, pois o texto realmente foi mal escrito, dando entendimento oposto ao que parece (?) ter sido a intenção do autor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João, o leite sem lactose possui menos gordura e menos açúcar tornando-o mais saudável, de acordo com o ​Dr. Marcos Britto leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio. Para prevenção de osteoporose, o indicado é que se inclua na rotina alimentar laticínios desde cedo, pois dos 0 aos 30 anos é o período que o corpo faz boa parte da reserva de cálcio. Até breve.

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