Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, deixando-os mais fracos e vulneráveis a fraturas. Por isso, para prevenir e tratar a doença, o portador precisa ficar atento não apenas aos remédios e tratamentos indicados pelo médico, como também à alimentação. “Existem alimentos que devem ser evitados, pois eles bloqueiam a absorção de cálcio no organismo, principal nutriente – junto à vitamina D – que controla e combate a doença”, afirma o ortopedista Marcos Britto. Saiba mais!

Quais hábitos alimentares que o portador de osteoporose deve evitar?

Segundo Marcos, quem tem osteoporose pode comer (quase) de tudo, o cuidado está na mistura de certos alimentos com leite e derivados – principal fonte de cálcio para o organismo. Por isso, evite comer simultaneamente com latícinios:  espinafre, batata doce, feijão (ricos em oxalatos), e fontes de ferro, como carne e peixe, pois o ferro anula a absorção do cálcio. “Evite, também, o consumo de sobremesas como pudins e iogurtes em refeições principais”, explica.

O médico destaca também a importância de diminuir o consumo de sal na alimentação, pois o alto nível de sódio aumenta a perda de cálcio pela urina. “O mesmo vale para a cafeína, por isso, evite refrigerantes, chá-preto, chá verde e bebidas com o componente”, recomenda.

E quais hábitos devem ser incluídos na rotina alimentar?

O médico atenta para a importância do consumo de leite. “Leite e derivados são os principais alimentos para uma absorção completa de cálcio e, de prefência, os sem lactose, pois essas versões dificultam a absorção de cálcio no organismo. É muito mais fácil absorvê-lo quando ele está misturado à proteína do leite”, explica.

O consumo de leite e derivados até os 30 anos de idade previne a osteoporose

Marcos afirma que, para prevenção de osteoporose, o indicado é que se inclua na rotina alimentar laticínios desde cedo, pois dos 0 aos 30 anos é o período que o corpo faz boa parte da reserva de cálcio. “Se a pessoa ingeriu uma boa quantidade de cálcio nesses 30 anos, a chance de ter osteoporose é bem menor. Essa é a melhor prevenção da doença. Lembre-se sempre que tomar leite é bom!”, atenta.

Dr. Marcos Britto é médico ortopedista, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. CRMRJ 52.538620. Para mais informações, consulte o site http://www.marcosbritto.com

TAGS
alimentacao
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe alguma restrição alimentar específica para quem é portador de osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.