O excesso de carboidratos na dieta tem alguma influência na hipertensão?


  • +A
  • -A
Imagem do post O excesso de carboidratos na dieta tem alguma influência na hipertensão?

Não é novidade para médicos e cientistas que a alimentação, seja em relação ao tipo ou à quantidade de comida, influencia no desenvolvimento da pressão alta e também no controle da doença. E quando o assunto é a pressão arterial, as atenções se voltam para o sódio, elemento que constitui o sal de cozinha e que pode piorar a hipertensão. Mas, e os carboidratos? Será que eles exercem alguma influência no problema?

Exagero no consumo de carboidratos aumenta risco cardíaco


Segundo o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, é preciso cuidado ao fazer qualquer associação: “Existem alguns poucos e pequenos estudos experimentais da década de 1980 que sugeriam alguma relação entre ingestão de carboidratos e hipertensão. Atualmente, se fala muito sobre o percentual de carboidratos na dieta associado a infarto ou acidente vascular encefálico, mas não podemos confundir”.

Há na verdade, um aumento do risco cardíaco quando o paciente consome muitos carboidratos, como doces, açúcares e massas, de acordo com o profissional, e é o que aponta uma pesquisa feita pelo cientista James DiNicolantonio. De acordo com o americano, o consumo excessivo de açúcar acaba tornando o corpo mais resistente à ação do hormônio insulina, favorecendo casos de diabetes e envelhecendo as artérias, o que piora a saúde cardíaca.

Pesquisa aponta que consumo excessivo de açúcar favorece pressão alta


A pesquisa de DiNicolantonio também relaciona a ingestão exagerada de açúcar ao desenvolvimento e à piora da obesidade, doença crônica que não só é um fator de risco para a hipertensão, porque atrapalha fortemente a circulação sanguínea, como também
afeta o controle da pressão alta em quem já sofre com o problema.

Outro cristal branco que deve chamar atenção de quem tem hipertensão é o sal. “O que está muito bem sedimentado na literatura médica é a associação do consumo de sódio (sal) com a elevação da pressão arterial. Quem consome rotineiramente alimentos com elevada concentração de sódio tem maior risco de se tornar hipertenso, assim como tem menor chance de ter a pressão controlada, mesmo usando medicamentos”, alerta o cardiologista.

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O excesso de carboidratos na dieta tem alguma influência na hipertensão?"

Aljaci Lauton

Mas e a energia de que precisamos? Não vem dos carboidratos?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.