Entenda a importância da vitamina E e de outros antioxidantes para sua saúde


  • +A
  • -A

As vitaminas são consideradas nutrientes essenciais ao organismo. Por isto, a ingestão de alimentos que as contenham é muito necessária. Se você quer minimizar os efeitos do envelhecimento com um poderoso agente antioxidante, então a vitamina E é mais que indicada na sua dieta. “Ela pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura, e tem como principal função agir de forma antioxidante, protegendo a vitamina A da oxidação, constituindo um dos principais mecanismos de defesa interna do organismo”, explica a nutricionista Sheila Basso.

Vitamina E têm poder antioxidante

Segundo Sheila, a atividade antioxidante da vitamina E é a sua função mais divulgada. Diversos estudos já demonstraram os efeitos nocivos dos radicais livres, frequentemente associados ao desenvolvimento de doenças degenerativas como câncer, Alzheimer, artrite e catarata, já que são compostos altamente reativos e produzidos em diferentes processos no organismo. “Um indivíduo exposto à radiação, poluentes, herbicidas e pesticidas está sujeito à ação de uma quantidade adicional destes radicais. A vitamina E age inibindo a ação desses radicais livres”, explica. Sheila também reforça outras vitaminas com o poder antioxidante. “As principais vitaminas são: A, C, E e os minerais zinco e selênio”.

Onde encontrar vitamina E?

Para quem busca reforçar esse nutriente no organismo pode investir no germe de trigo, óleos vegetais, hortaliças de folhas verdes, gordura do leite, gema de ovo e nozes. A profissional conta que em dietas equilibradas, a deficiência de vitamina E é rara, devido à abundância de tocoferois nos alimentos, especialmente nos óleos e gorduras. “No entanto, a deficiência pode ocorrer em fumantes e, também quando há problemas de saúde em relação a absorção de gordura, como na fibrose cística e na síndrome do intestino curto”.

Como a vitamina é absorvida no organismo?

O mecanismo de absorção da vitamina E ainda não está totalmente claro. Aparentemente, todas as formas de vitamina E podem ser absorvidas pelas células intestinais, sem discriminação pela forma química. Entretanto, estudos mais recentes têm mostrado que pode haver alguma seletividade. “A eficiência da absorção é baixa. O principal local de absorção é o intestino delgado e é dependente de uma função pancreática adequada, da secreção de bile e da formação de micelas; condições semelhantes às necessárias para a absorção de gorduras”. Assim, qualquer dificuldade para tal atividade também terá influência na absorção da vitamina.

Sheila Basso é graduada em nutrição com especialização em obesidade, emagrecimento e saúde e nutrição clínica. CRN3: 21557

TAGS
alzheimer
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância da vitamina E e de outros antioxidantes para sua saúde"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.