Displasia mamária: vitamina E pode ajudar a aliviar os sintomas


  • +A
  • -A
Imagem do post Displasia mamária: vitamina E pode ajudar a aliviar os sintomas

A alteração funcional benigna da mama (AFBM), também chamada de displasia mamaria, é uma patologia benigna frequente e está intimamente relacionada à ansiedade e ao medo do câncer de mama. “O principal problema da AFBM é a associação entre dor e nodularidade que podem levar a cancerofobia”, explica o ginecologista Andre Leon Nahmias. Entretanto, esta condição não é motivo de desespero, já que através de uma dieta rica em vitamina E, entre outros cuidados, é possível tratar os sintomas.

A importância da vitamina E

A displasia caracteriza-se por dores nas mamas, que podem ser difusas ou localizadas. Às vezes, com aparecimento de nódulos benignos ou inchaço. Normalmente, essas dores começam alguns dias antes do período menstrual. Para as mulheres que sofrem de displasia mamária, a suplementação de vitamina E tem se mostrado eficiente para o alívio dos sintomas. “A vitamina E, por meio de sua ação antioxidante, facilita o processo de redução do estradiol e também age facilitando a absorção e utilização da vitamina A”, cita o profissional.  

Alimentos recomendados

A vitamina E está presente nos seguintes alimentos: verduras (como alface, agrião, espinafre, couve), óleos vegetais (como de algodão, milho, soja, semente de açafrão e azeite de dendê), ovos, germe de trigo, semente de girassol, soja, banana, manteiga, carnes, nozes, amendoim, gergelim, linhaça, entre outros. “A vitamina é utilizada em pacientes com sintomas mais amenos”, atenta o médico.

Outras opções de tratamento

O diagnóstico é basicamente clínico e está relacionado à história de dor mamária pré-menstrual de caráter progressivo, ocupando todo o ciclo, além da presença de vários nódulos. “As pacientes com mastalgia cíclica durante um período de dois a três meses, que têm os casos resolvidos espontaneamente, não necessitam de tratamento”, explica. Entretanto, mulheres com seis meses consecutivos de dor merecem terapêutica. “O uso de medicamentos se baseia na utilização de várias drogas, mas o primeiro passo para isso é eliminar a presença de um tumor ou cisto de mama”. O ginecologista ainda afirma que a terapia local com massagens e analgésicos respondem de maneira adequada.

Dr. Andre Leon Nahmias é ginecologista e obstetra, graduado em Medicina pela UFF e atua no Rio de Janeiro. CRM/RJ 5270524-1

TAGS
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

58 comentários para "Displasia mamária: vitamina E pode ajudar a aliviar os sintomas"

Carla

Excelente orientação sobre a diaplasia, Tb gostaria se possível, orientação a respeito de estarmos entrando na menopausa, se ocorre nódulos ou não? Obrigado

Rosylene Aparecida Mendes Gonçalves

Gostaria de saber como faço para participar da promoção do descontos dos produtos?Obrigada….

Cuidados Pela Vida

Olá Rosylene, Participar do Programa é muito simples. Para produtos participantes basta realizar o cadastro em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços

Maria Lucia Vieira Silva

Retirei um nódulo benigno, mas continuo com essa displasia.Tomei Vitamina E por 4 meses e ainda tenho os mesmos sintomas. Devo continuar?

Cuidados Pela Vida

Olá Carla, a menopausa e os nódulos são assuntos que preocupam as mulheres. Como o histórico familiar é um dos fatores relevantes, aconselho você a esclarecer essa dúvida com um ginecologista ou mastologista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Maria Lucia, a continuidade do medicamento deve sempre ser analisada por um profissional médico. No seu caso o ideal é verificar com o médico que o receitou, pois somente ele poderá avaliar se deve ser mantido ou não diante do sintoma apresentado. Abraços

Mara cordeiro

Toda vida tive displasia mamária tenho muitos nódulos mrusseios doem muito tenho muito desconforto ,fiz e faço sempre ultra som e outros tudo normal o q faço ?

Mafalda Rosa da Silva

Boa noite gostaria de saber se quem tem displasia ,se a dor vai para o braço porque tenho dores nas mamas e a dor vai para o braço. O remédio Emana pode tomar sem receita

Cuidados Pela Vida

Oi Mara, aconselhamos você a procurar um mastologista e relatar que sente muitas dores. Ele poderá solicitar novos exames para então diagnosticar seu quadro corretamente. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Mafalda, aconselhamos você a verificar com um médico, pois somente durante uma consulta presencial é possível fornecer algum diagnóstico. O medicamento Emama não é fabricado pelo laboratório Aché, dessa forma não podemos afirmar se pode ser utilizado sem prescrição médica. Abraços

cleonice c.da silva

estou com dor na mama esquerda,e tem me incomodado muito principalmente na hora de dormir.Fiz uma ultra sonografia e nao acusou nada, mas continuo com dor indo ate as axilas,

Rafaela gois

Apresentou umas dores nas minhas mamas q incomodavam bastante,fiz USG mamaria deu 5 nódulos na mama direita a esquerda não tem nada ,a medica me receitou vitamina E pra tomar por 3 meses continuo .Estou tomando o remédio e continua as dores não mais frequentemente como antes mais de vez em quando ainda do.Antes de tomar o remédio doía todos os dias, agora só doi quando fico o dia todo com sutiã apertado .

Cuidados Pela Vida

Olá Cleonice, aconselhamos você a procurar um mastologista e relatar que sente muitas dores. Ele poderá solicitar novos exames para então diagnosticar seu quadro corretamente. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Rafaela, o tratamento prescrito deve sempre ser acompanhado pelo profissional médico. Orientamos você a retornar com o médico que prescreveu o tratamento e informar que as dores continuam para que ele possa fazer uma reavaliação. Abraços

Renata pereira

To fazendo o uso de esclerovitan pl resolve? to com displasia e alguns cistos benignos

Eliene Melo Gomes

boa tarde!tenho 50 anos e não tenho mas o útero, mas continuo sentindo dor e o seio esquerdo dói muito

Cuidados Pela Vida

Olá Eliene, recomendamos que você realize uma consulta com o ginecologista que após uma avaliação poderá fornecer o diagnóstico e prescrever o tratamento caso seja necessário. Melhoras.

Fátima Lima da Silva

Eu tomo Levoid levotiroxina Sódica 38mcg ,e tenho pequenos vistos na mama,quero saber se o hormônio que tem no Levoid possa passar para as mamas causando dor e nódulos? Pois estou com as glândulas mamárias inchadas e não estou perto de menstruar,tenho 46 anos.

Josi Sant Ana

O ginecologista me passou BIO E e estou tomando OMEGA 3 tem problema tomar os dois juntos?

Eunice

Já estou com 67 anos e ainda sinto dor no seio,Já tomei vários frascos de vitamina E, como Esclerovitan, Tensulan, vitamimE e não sara,Tenho muito medo de alguma coisa pior!Gostaria de uma resposta sobre o caso se possível!

Tânia regina

Já usei vitaminaE durante 3meses só que a gora sofri um trauma no seio esquerdo e ta doendo muito o que devo fazer? Qual medicamento ideal?

Cuidados Pela Vida

Olá Eunice. Você tem o hábito de realizar exames periódicos? É importante estar ciente disso. É complicado nós diagnosticarmos qualquer coisa sem que sejam realizados alguns exames. Por isso, te aconselho a realizar uma consulta médica para que ele possa indicar com mais certeza. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Tânia. O ideal é que você procure um médico para que ele possa avaliar essa lesão com mais critério. Abraços

Maria Adriana Santana

Bom dia fiz mamografia,levei pra ginicologista ver , quando ela viu ,me falou ,que judiação,e falou que eu tinha a chamada displasia ,e disse que eu tinha que fazer outra mamografia, que eu estava com uns nódulos,meus seios ficam quentes e doem muitooo,chorei muito e estou com medo

Cintia

Boa tarde! Eu estou com as mamas inchadas e doloridas (displasia) Passei no ginecologista e ele me receitou vitamina E. Mas não colocou as mg e nem a marca da vitamina que devo comprar. Qual a vitamina E mais invada para displasia mamária? E qual a mg , devo comprar?

Elaine cristina

Estou sentindo muita dor no meu seio direito gostaria de saber se eu poderia comprar um medicamento sem receita e se vc sabe que tipo posso comprar sem receita na farmácia

Monica

Devido a esse problema com dores frequentes nas mamas tenho muito medo de fazer mamografia. Antes não era assim, mas agora evito me expor ao exame Fico preocupada.

Cuidados Pela Vida

Olá Monica, justamente por você sentir dores é que deveria realizar os exames com regularidade.

Joseane

Tenho que parar de tomar o medicamento quando estiver no meu período mestrual?

Vanessa Roberta

Olá, fui diagnosticada com nodulo na mama esquerda, a mastorligista receitou Emama vitamina E faz 15 dias e desde que comecei o tratamento nao paro de sentir dor de cabeça! É normal? Venho sofrendo muito.

Cuidados Pela Vida

Olá Joseane, para as mulheres que sofrem de displasia mamária, a suplementação de vitamina E tem se mostrado eficiente para o alívio dos sintomas, por isso não é necessário interromper o medicamento durante o período menstrual.

Cuidados Pela Vida

Oi Vanessa, não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Emama não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética.

Inez

Gostaria só de parabenizar por essa matéria e lembrar com bastante satisfação os cuidados que tive em Belém/PA com o excelente profissional Dr.André Leon quando era ginecologista do Hospital do Exército!!!! Parabéns

Lucimar

Eu tem displasia e sinto muita dor posso tama a vitamina sem comsulta

Cuidados Pela Vida

Olá Inez, ficamos muito felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Lucimar, não é indicado fazer uso de medicamento sem a devida prescrição médica. Orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência para que possa consultar o médico. Melhoras.

Rafaela

Estou tomando o EMAMA a 20 dias Queria saber sir e normal eu sentir meus seios dolorido ainda

ARLETE Rodrigues

Estou sofrendo com esse problema gostaria de saber Se existem um remédio pra alivia essa dores

Cuidados Pela Vida

Oi Rafaela, não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Emama não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética.

Cuidados Pela Vida

Oi Arlete, realize uma consulta para que o médico possa identificar o motivo das dores e consiga prescrever um tratamento para aliviar esses sintomas. Melhoras.

Denizar

Olá …minha esposa ,foi diagnósticada com displasia mamária ,ultimamente ela anda sentindo muitas dores ,e só alivia com”MORFINA” …Os médicos dizem que só pode fazer redução das mamas dela, após o tratamento pra parar o crescimento dos seios …O que posso fazer ,para aliviar as dores ? (Sem que ela precise tomar “MORFINA”) !!! Desde já agradeço ! Abraço.

Cuidados Pela Vida

Oi Denizar, a vitamina E pode ser indicada quando os sintomas da displasia mamária são mais leves e, em outros casos, um especialista pode recomendar o uso de medicações específicas e a realização de massagens na área das mamas. Melhoras para sua esposa.

Aninha

Olá.Eu passei a sentir dores nas mama após pílula do dia seguinte. E uma mama parece estar com o bico aberto com leve secreção (a direita) e a outra (a esquerda) doi muito. Sinto mais dores após exercícios físicos, As dores surgiram no meio da menstruação, aliviaram em 15 dias mas já retornaram agora num período de 8 dias antes da outra menstruação. Nunca houvera sentido dor nas mamas, elas são pequenas então não justifica. Já faço uso do óleo de primula para acnes e li que ele é bom para dores nas mamas. Estou esperando a oportunidade de ir ao médico. Eu fiz até um BHG para excluir gravidez. Essas dores são muito incomodas e as vezes me deixam sem vontade de fazer nada…:( Tenho 36 anos, sou nulípara…tenho ovários policísticos e já tive uma gestação psicológica (hormonal) em 2009…Corpo de mulher é muito estranho. O que faz reduzir as dores em mim geralmente é o ibulprofeno, mas o que é mais efetivo é água morna no banho…sinto também mais conforto num sutien bem estruturado. Eu gostaria de já ir no mastologista, mas moro numa região sem muito acesso a nada e o horário do mastologista é ruim para eu voltar para casa. Será que aginecologista pode me dar já uma esperança d eum tratamento ou um prognóstico disso?

Cuidados Pela Vida

Oi Aninha, sim, o ideal é que você realize uma consulta com a ginecologista, assim ela poderá identificar a causa desse sintoma e te indicará a conduta adequada. Melhoras.

denise

Olá boa tarde eu estou tomando emama a quase 2 meses, so que ontem minha mama esqurrda começou a doer e ficar enchada tive até febre, oq pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Denise, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Emama, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar a respeito dos seus sintomas. Abraços.

Fátima

Tenho 44 anos estou no auge da menopausa sentindo todos os efeitos ,comecei a tomar a medicação Aplause, porém sinto muita ardência no seios,mais no esquerdo,está quase insuportável.Tambem não consigo ficar sem o sutiã ,o que me incomoda bastante. Sempre que faço minhas ultrassom e mamografia são normalmente só aparece essa tal de displasia não sei o que fazer.Socorro!

Cuidados Pela Vida

Olá Fátima, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Aplause, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar a respeito dos seus sintomas. Melhoras.

Carolina

Boa tarde,gostaria de saber qual a mg indicada pra tomar por dia?

Cuidados Pela Vida

Oi Carolina, as doses podem variar de acordo com o perfil de cada paciente, somente o médico pode avaliar a quantidade indicada para cada caso. Realize uma consulta. Abraços.

Célia Maria Lemos

Moro em uma cidade do Interior do Ceará Iguatu- CE, desde que me entendo por gente tenho displasia com a chegada da menopausa só pioro já fui a uma ginecologista a um mastologista e nunca ninguém conseguiu um exame ou um remédio que me ajudasse hoje estou com 48 anos sofro demais e ainda estou na vitamina E e não vejo melhora e gostaria muito de um profissional que me indicasse um tratamento para me livrar disso pois não posso tomar café refrigerante dentre outros tipo de alimentação. Devido a tudo isso gostaria muito de ajuda. Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Oi Célia Maria, o tratamento prescrito deve sempre ser acompanhado pelo profissional médico. Orientamos você a retornar com o médico que prescreveu o tratamento e informar que as dores continuam para que ele possa fazer uma reavaliação. Melhoras.

adenildes

gostaria de saber porque cinto muito dor na mama esquerda ,ja fiz consulta com mastologista fiz ultrassom e nao da nada tomei remedios e continua doeno

Cuidados Pela Vida

Olá Adenildes, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Ana

Estou com cisto na mama, a ginecologista me passou uma vitamina (Vita-E) para tomar 2 vezes ao dia durante 2 meses. Eu posso tomar bebida alcoólica nesse período? Desde ja obrigada!

Cuidados Pela Vida

Oi Ana, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/alcool-imunidade-efeito-remedios
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Luana

Eu nao seu como resolver sinto falta de ar

Cuidados Pela Vida

Oi Luana, o ideal é que você realize uma consulta com a ginecologista, assim ela poderá identificar a causa desse sintoma e te indicará a conduta adequada. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.