Dieta das proteínas: nutricionista explica se essa estratégia popular funciona


  • +A
  • -A
Imagem do post Dieta das proteínas: nutricionista explica se essa estratégia popular funciona

A dieta das proteínas é uma das mais famosas para quem está procurando perder peso e eliminar gordura do corpo a curto prazo. Nas academias então, ela é campeã de adesão. Mas será mesmo que essa estratégia tão popular na hora de se alimentar é saudável e realmente dá resultado? A nutricionista Ana Paula Moura vai esclarecer suas dúvidas.

O que é a dieta das proteínas? Ela funciona?

Como diz o nome, tal regime se constitui no consumo de alimentos que são ricos em proteínas, como carnes e ovos, e no afastamento definitivo de fontes generosas de carboidratos, como pão, massas, arroz, batatas, açúcares, doces, balas, biscoitos, bolos, frutas e refrigerantes. Além disso, a proteína que for eleita para a dieta precisa ser pobre em gordura, por isso é comum, por exemplo, vermos o frango dando lugar às carnes vermelhas.

Mas a pergunta que não quer calar é: “Emagrece ou não?”. Sim, o regime é realmente considerado eficaz, porém há ressalvas importantes: “A dieta da proteína emagrece porque a ausência de carboidratos na alimentação faz o organismo queimar mais rapidamente as suas fontes de gordura. Contudo, ela não educa nutricionalmente o indivíduo, ou seja, no término da mesma o peso pode voltar (famoso efeito sanfona) visto que este indivíduo não aprendeu a comer, somente perdeu peso”, explica a Dra. Ana Paula.

Os perigos da dieta

Como qualquer outra, a dieta das proteínas precisa ser acompanhada por um nutricionista, que é um profissional, vale lembrar, não apenas responsável por emagrecer ou engordar uma pessoa, mas também incumbido no tratamento de pacientes com diabetes, hipertensão e outras doenças. Neste caso específico, o regime, se for mal gerenciado, pode trazer problemas como doença renal, aumento das gorduras no sangue e adversidades cardíacas, entre outros.

Outro ponto a ser destacado são os sintomas que podem surgir no início da dieta. O indivíduo pode sentir fraqueza e até sensação de desmaio pela retirada brusca dos carboidratos da rotina: “Estes sintomas, geralmente, somem durante as semanas da dieta. O ideal é que a pessoa que inicia este processo de emagrecimento observe os sinais e, em caso destes serem acentuados, interrompa a dieta e, se for o caso, procure o serviço médico”, alerta a nutricionista.

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – nutrianapaulamoura.com.br

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dieta das proteínas: nutricionista explica se essa estratégia popular funciona"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.