Dieta controlada: Veja dicas para diabéticos segurarem a vontade de comer doces


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue. Pacientes diabéticos devem ter atenção redobrada a diversos aspectos do dia a dia, a fim de evitar o descontrole das taxas glicêmicas e suas possíveis complicações sobre a saúde do corpo. Um dos fatores que requer cuidados é a alimentação.

O perigo está no excesso

Apesar de o açúcar ser um dos ingredientes que mais preocupa pacientes diabéticos, segundo a nutricionista Giovana Morbi, ele não deve ser a único foco. “O problema não é particularmente o açúcar, mas carboidratos simples, como o encontrado em pães, massas e batatas.” Os carboidratos simples possuem alta taxa glicêmica e são absorvidos rapidamente pelo organismo, o que provoca um aumento dos índices glicêmicos.

De acordo com Giovana, se o paciente faz uma refeição excessivamente rica nesses carboidratos e não toma a medicação necessária ou a quantidade adequada de insulina, ele terá problemas. A solução para isso também está na alimentação: “O diabético deve priorizar os carboidratos integrais, ricos em fibras e que impedem a elevação brusca da glicemia”, aponta a profissional.

Cuidados com a alimentação

A substituição por alimentos diets, no entanto, não é recomendada pela nutricionista: “A troca por um alimento diet, sem açúcar, nem sempre é interessante. O que conta mesmo é a quantidade de carboidratos do alimento e não a presença do açúcar em sua composição.”

Além disso, não é necessário cortar carboidratos e alimentos açucarados da dieta. O ideal é mantê-los, mas com moderação, já que o corpo precisa deles para repor a energia perdida. 

Opte por frutas capazes de trazer mais benefícios à saúde de um diabético. A maçã, por exemplo, auxilia no controle das taxas de glicemia, assim como o coco, que provoca a sensação de saciedade. O consumo, sempre moderado, de amora, limão, abacate, e também a adição de verduras e legumes são recomendados.

Dra. Giovana Morbi é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Dieta controlada: Veja dicas para diabéticos segurarem a vontade de comer doces"

RAUL MACHADO

A laranja, como demais, tem alguma contraindicação na diabetes? Até quantos pães posso comer durante o dia?

Lucilene pereira da Silva a

O limão faz mal pro diabete eu tomo muito suco

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucilene, com afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli: “Diabéticos podem consumir frutas sem colocar o tratamento em risco, desde que não ultrapassem a quantidade de carboidratos que foi prescrita”. De acordo com a médica, as melhores frutas para as pessoas diagnosticadas com diabetes são o coco, o melão, o limão, o pêssego, o abacate e o maracujá. Na hora de preparar um suco de fruta, é necessário prestar atenção à quantidade de açúcar colocada. O ideal é substituí-lo por adoçante, mas ainda assim, com moderação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.