Dieta de proteção: existem alimentos para aumentar a imunidade?


  • +A
  • -A

Gripes e resfriados recorrentes podem ser uma indicação de que a sua imunidade está baixa. Manter o seu sistema imunológico em alta é uma excelente maneira de ajudar seu corpo a combater essas possíveis infecções. Mas como é possível conseguir isso no dia a dia? A alimentação pode influenciar bastante. Descubra abaixo como alguns alimentos podem te ajudar a melhorar o seu sistema imunológico.

O que pode baixar a imunidade?

Vários fatores podem contribuir para que o nosso organismo sofra um enfraquecimento imunológico. Pessoas mais estressadas, que dormem pouco, com alimentação desequilibrada, tabagismo, obesidade e vida desregrada são algumas das causas da baixa imunidade. “Alimentos com muito aditivos químicos, com alto teor de gordura ruins, dietas ricas em açúcares (principalmente os refinados) ou dietas restritivas também vão enfraquecer o nosso sistema de defesa, assim como a obesidade, que aumenta os riscos de infecções”, explica a nutricionista Bianca Genoese.

Invista em vitamina C e exercícios para acabar com os resfriados

Para dar uma ajuda ao seu sistema é preciso investir em alimentos fontes de vitamina C, que vão aumentar as células de defesa do corpo. As fontes de vitamina E também são essenciais para a proteção antioxidante, combinadas com as vitaminas C e A, além de selênio, zinco e vitamina B6. “A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como limão, laranja, acerola, além de espinafre, couve e brócolis. Já a vitamina A vem da cenoura, abóbora, batata doce e o selênio de cereais, frutos do mar e castanha do Pará”, exemplifica a nutricionista.

O ideal é que a alimentação diariamente seja diversificada e balanceada com a introdução desses alimentos. Quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais. Os exercícios físicos também são fundamentais e interagem diretamente com esse sistema de proteção. “A mudança do estilo de vida deve acontece, para que essa modificação de comportamento alimentar possa perdurar. Quando introduzimos o propósito de uma vida mais saudável, essa mudança flui”, completa Bianca.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Bianca Genoese

Bianca Genoese

Nutrição

CRM: CRN-4: 14100767 / RJ

TAGS
alimentacao
dieta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Dieta de proteção: existem alimentos para aumentar a imunidade?"

Ofir Marçal de Sousa

É bem simples,basta levar a sério !

Cleide

Achei muito boa a matéria, só uma dúvida posso tomar limão com água gelada toda amanhã é que estou com falta de ferro no sangue. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleide, o uso de vitamina C, laranja, limão, acerola, aumentam a absorção de ferro desde que ingeridos antes ou durante a alimentação. É importante que você siga corretamente todas as orientações prescritas pelo seu médico. Abraços.

Leila Rosa

Gostaria de saber se este produto para emagrecer alfacaps tem contra indicação e onde eu encontro?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leila, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Alfa Caps pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Waldair A Oliveira

Sempre leio com atenção as recomendações e procuro por em pratica; pra minha idade 67, estou muito bem. A algum tempo atrás precisei melhorar a imunidade, então fiz uso contínuo e sistemático de Leucogen.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Waldair. Ficamos felizes por saber que você aprecia nossas matérias. Continue nos acompanhando para receber mais dicas e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até breve.

Sonia Maria

Aprecio demais as materias cuidados pela vida, procuro coloca-las em prática. Muito obrigada. Abraços

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sonia. Ficamos felizes por saber que você aprecia nossas matérias. Continue nos acompanhando para obter mais informações sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Silvino Bertoldi

Otima matéria e que explica bem algumas causas de baixa imunidade…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvino. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

ana maria durante

Gostaria de dicas para manter a imunidade normal e a vitamina D.gosto de todos os Legumes e folhas verdes em geral.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana. O sistema imunológico é essencial para que o organismo consiga se defender da ação de agentes nocivos à saúde. Portanto, quando ele é comprometido deve-se redobrar a atenção para os riscos, ainda mais porque diversos fatores contribuem para uma baixa na imunidade. Má alimentação, falta de cuidados com a higiene, estresse, consumo de drogas e bebida alcoólica e mudanças climáticas são alguns deles. Converse com seu médico para que diante de uma consulta presencial ele possa indicar as formas mais adequadas de você manter o nível de imunidade adequada para seu corpo. Até a próxima.

simone santos

desde que entrei no programa estou mais atenta à saúde da família;a princípio era só pra minha filha,mas estou amando as dicas pois tanto quanto ela temos crises alérgicas tanto a alguns tipos de alimentos quanto mariscos.Ela fez tratamento por um tempo com leucogem, allegra, montelair e entre outros e tem ajudado bastante.Mudei quase que total o ambiente e alimentação com mais probióticos e alimentos que aumentam a imunidade.Agora ela até está ganhou um pouco de peso e gosta de comer(antes quase não sentia vontade).

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Simone. Ficamos felizes por saber que nossas matérias tem lhe proporcionado melhor qualidade de vida. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas de saúde, tratamentos e doenças. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.