Alimentação leve: quem tem diabetes pode comer frutas de forma segura?


  • +A
  • -A

O diabetes é uma doença crônica que demanda uma série de mudanças no estilo de vida dos pacientes, o que inclui o controle do peso corporal, uso de medicações e de insulina e uma rotina que inclui atividades físicas regulares. A alimentação também deve mudar e alguns diabéticos acreditam que devem cortar frutas da dieta, o que não é verdade. Isso é um mito!

Frutas devem fazer parte da alimentação de quem tem diabetes, mas com cautela


“Diabéticos podem consumir frutas sem colocar o tratamento em risco, desde que não ultrapassem a quantidade de carboidratos que foi prescrita”, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli. De acordo com a médica, as melhores frutas para as pessoas diagnosticadas com diabetes são o coco, o melão, o limão, o pêssego, o abacate e o maracujá.

“As frutas, por terem frutose, podem causar hiperglicemia se ingeridas em excesso”, diz a profissional. A frutose, o açúcar natural das frutas, é considerado um carboidrato e, para não exceder a quantidade recomendada, é importante fazer a contagem de carboidratos, o que pode ser feito com o auxílio de um nutricionista e da Tabela Nutricional da Anvisa.

Diabéticos devem substituir açúcar por adoçante ao preparar um suco


Na hora de preparar um suco de fruta, é necessário prestar atenção à quantidade de açúcar colocada. O ideal é
substituí-lo por adoçante, mas ainda assim, com moderação. “Dependendo da sensibilidade à composição do adoçante, o que é individual, o paciente pode apresentar intolerância. Seu uso excessivo pode causar cefaleia (dor de cabeça), formação de gases, desconforto abdominal e diarreia”, aconselha Gabriella.

As mudanças na alimentação de uma pessoa diabética devem ter como objetivo dar preferência a ingredientes mais saudáveis, deixando de lado aqueles que são processados e ricos em gorduras saturadas e controlando a quantidade de açúcar. “O paciente deve ter cuidado com o excesso de massas, tubérculos e grãos. É importante também evitar o consumo de alimentos doces e frituras”, destaca a especialista.

Dra. Gabriella Rivelli Ramos é endocrinologista e atua como médica socorrista do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 85188-4

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Alimentação leve: quem tem diabetes pode comer frutas de forma segura?"

martiniano janebro

As dicas foram importantes, entrementes, prestam mais infomações para o tipo I e menos para o tipo II, salvo equívoco da minha parte.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Martiniano, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com informações, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes
Abraços.

Moacir dos Santos

Gostei muito da matéria,gostaria muito de saber mais sobre alimentação para diabéticos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Moacir, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com informações, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes
Abraços.

Diogo Eduardo Pasqual Penna

Muito bom o teu comentário Gabrielle. Aguardamos por novos e inovações. São sempre bem-vindas, com a natação perdi 10 kg em 12 meses sem regime e sem mudança na alimentação. Acredito que o exercício físico foi primordial. Grande abraço. Obrigado.

Luiz carlos

É verdade que existe diabetes emocional?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiz Carlos, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/hiperglicemia-diabetes-controlado
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.