html O consumo adequado de colágeno pode ajudar na prevenção da osteoartrite?

O consumo adequado de colágeno pode ajudar na prevenção da osteoartrite?


  • +A
  • -A

O colágeno é uma proteína importante, muito conhecida pelos seus benefícios à pele e aos ossos e articulações. No caso da osteoartrite, seu consumo ajuda no tratamento e, segundo algumas pesquisas, na prevenção, mas isto ainda não é algo totalmente comprovado. Mesmo assim, os benefícios à saúde osteoarticular são bastante válidos para o quadro.   

 

Colágeno e osteoartrite

 

“As evidências científicas acerca da suplementação adicional de colágeno na dieta ainda são incipientes. Alguns estudos demonstram melhora da dor e da rigidez articular, sem no entanto ter papel em evitar a osteoartrite degenerativa. O colágeno pode trazer benefício clínico a pacientes portadores de osteoartrite degenerativa. Contudo, não previne sua ocorrência ou repõe a cartilagem perdida”, informa o ortopedista Guilherme Falótico.

Por mais que ainda não se tenha uma posição definitiva da comunidade científica em relação aos benefícios na prevenção da osteoartrite, seu consumo no tratamento da doença e de outros quadros que afetam ossos e articulações é essencial. Por isso, deve-se buscar com especialistas as melhores formas de obter este nutriente importante.

 

Principais fontes de colágeno

 

O colágeno pode ser encontrado na alimentação, principalmente nas seguintes comidas: carnes vermelha e branca e gelatina convencional. O consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão, abacaxi) também é importante neste contexto, pois eles facilitam a absorção do colágeno pelo organismo.

Caso o nível de colágeno obtido por meio da alimentação não seja o suficiente, o normal é que os especialistas recomendem o uso de suplementos. “O melhor tipo de colágeno para se consumir é o hidrolisado, pois este é completamente absorvido no intestino”. Junto do consumo da substância, é essencial lançar mão das outras medidas indicadas para o tratamento da osteoartrite, o que inclui o uso de medicamentos para este fim.  

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O consumo adequado de colágeno pode ajudar na prevenção da osteoartrite?"

Dulcimá Alves de Araujo

Eu tomei por 6 meses o Colágeno Artrogen duo,é muito bom.Posso continuar tomando para sempre

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dulcimá, recomendamos que o paciente sempre siga a prescrição médica. Caso ache necessário, converse e exponha sua dúvida ao especialista para que o mesmo verifique essa possibilidade. Desejamos um ótimo período de tratamento. Abraços!

Stella Margareth dos Santos

Gostaria de tirar uma dúvida. Faço uso do Artrolive, pois têm artrose, porém acho muito doce, uma vez que sou diabética. Quando falo com os diversos médicos, eles dizem prá continuar fazendo uso do medicamento. Um clínico prescreveu o Disfor Artro, já que o Artrolive me dá náuseas. Agora vendo esse Atrogen duo, gostaria de saber qual medicamento mais indicado para o meu caso, já que há discordância entre os profissionais da saúde.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Stella. A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. Não é possível afirmar que a artrose tem cura, mas, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. A indicação do medicamento mais adequado é feita somente diante de uma consulta presencial. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.